in

RMC passa de 2 milhões de doses aplicadas e 500 mil já estão com esquema vacinal completo

rmc-passa-de-2-milhoes-de-doses-aplicadas-e-500-mil-ja-estao-com-esquema-vacinal-completo-jno

A RMC (Região Metropolitana de Campinas), composta por 20 municípios, superou na tarde desta quinta-feira (15) a marca de mais de 2 milhões de doses aplicadas de vacina de Covid-19 na população. Outro número significativo alcançado foi a marca de 500 mil pessoas já com o esquema vacinal completo, ou seja, moradores que já receberam as duas doses da Coronavac (produzida pelo Instituto Butantã) ou da AstraZeneca (produzida pela Fiocruz), ou ainda a dose única da vacina Janssen.

Do total de doses aplicadas (2.006.835), 1.506.588 foram referentes à primeira dose; 448.076 de segunda dose e 52.171 de dose única, segundo dados do Vacinômetro, ferramenta criada pelo governo de São Paulo para divulgar as estatísticas da campanha de imunização em todo o Estado. Os números podem ser acompanhados por meio do link vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. O Vacinômetro aponta, em tempo real, quantas pessoas já receberam a primeira e a segunda dose da vacina, inclusive com dados individualizados para cidade cada cidade. Além disso, a ferramenta também disponibiliza o quantitativo de doses enviadas aos municípios.

O cronograma de vacinação dos públicos-alvo da campanha está disponível no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br). Quem faz parte dos públicos-alvo da campanha pode realizar um pré-cadastro também no Vacina Já. O preenchimento do formulário leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação. O uso da ferramenta não é obrigatório, mas facilita a rotina das equipes da saúde e dos pacientes.

Há também a possibilidade de agendamento do Whatsapp, por meio de parceria entre as Secretarias de Comunicação e da Saúde. Há um assistente virtual que oferece as informações necessárias para o pré-cadastro. O chatbot também oferece informações confiáveis sobre o programa de imunização estadual, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus. Para acessar o serviço no WhatsApp, basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/551.