in

Prefeito Bill acompanha início das obras de construção da nova ETA

A estação está orçada em R$ 2,8 milhões e a previsão é que entre em funcionamento em 18 meses

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza acompanhou nesta terça-feira (5) o início das obras de construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Santo Ângelo, na região do Pós-Anhanguera. A obra vai beneficiar diretamente 11 bairros e elevará a capacidade de tratamento de água do município para aproximadamente 105 mil moradores. A estação está orçada em R$ 2,8 milhões e a previsão é que entre em funcionamento em 18 meses.

Bill esteve acompanhado do diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Ricardo Ôngaro; do engenheiro da empresa de economia mista, Erik Padela; do secretário de Obras, Projetos e Planejamento, Elvis Ricardo Garcia, o Pelé, e pelo vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, além de Fábio Maniero Dalla Villa, engenheiro-coordenador de obras da Arion Engenharia, empresa responsável pela construção da nova ETA.

A água será captada na nascente da represa Santo Ângelo. “Nova Odessa cresce com responsabilidade e investimentos. Faz tempo que ouço a pergunta: vai faltar água em Nova Odessa? A resposta é não. Nem mesmo na crise hídrica de 2014 nós tivemos falta d’água e se estamos construindo uma nova ETA é porque esse problema não existe”, salientou Bill. O prefeito fez questão de ressaltar os investimentos realizados durante a sua gestão, no que diz respeito ao combate às perdas de água em Nova Odessa. “Em janeiro de 2005, nós tratávamos 17,5 milhões de litros de água por dia e agora, mesmo com o grande crescimento da cidade, o volume de tratamento caiu para 15,3 milhões. O que isso significa? Que diminuiu a água? Não. Isso significa que nossa água tratada ficava pelo caminho. Por isso investimos pesado na troca de toda a tubulação, com materiais bem mais resistentes. Isso fez com que o índice de perdas caísse de 44% em 2013 para quase 21% agora. É planejamento”, explicou o chefe do Poder Executivo.

CAPACIDADE. A ETA Santo Ângelo terá capacidade para tratar 3,6 milhões de litros de água por dia e serão beneficiados diretamente os seguintes bairros: Jardim São Jorge, Jardim Fadel, Jardim Flórida, Vila Azenha, Santa Luiza 1 e 2, Triunfo, Residencial Terra Nova, Residencial Fibra, Jardim da Cidade e Jardim São Francisco. Hoje, a ETA do Jardim Bela Vista é responsável pelo abastecimento de 100% dos imóveis dos bairros urbanos (estando disponível inclusive para os prédios com poços artesianos) e pela maior parte do abastecimento das chácaras de veraneio de Nova Odessa. No local, são tratados, em média, 15,5 milhões de litros de água por dia e a Coden possui 10 reservatórios.

“A Coden trata hoje, uma média de 200 litros de água por segundo e com essa nova estação, vamos tratar mais 50 litros por segundo. Isso atende perfeitamente o crescimento da cidade, uma estação moderna e dotada de alta tecnologia”, explicou Ongaro. O diretor-presidente da Coden ressaltou ainda que, quando a nova estação entrar em funcionamento, será possível “aliviar” 5,8 mil hidrômetros que hoje são abastecidos pela ETA que fica na sede da companhia de economia mista. “Isso também garantirá mais pressão na rede abastecida pela ETA 1”, disse.