in

Pragas urbanas: Nova Odessa realiza ação de combate a ratos e baratas

O serviço é realizado por uma empresa contratada pela Coden Ambiental, sob coordenação da Secretaria de Saúde do município

pragas-urbanas-nova-odessa-realiza-acao-de-combate-a-ratos-e-baratas-jno

A segunda etapa da campanha de dedetização contra ratos e baratas está ocorrendo em ritmo acelerado em Nova Odessa. O trabalho, que teve início no final de novembro e visa combater as duas pragas urbanas, será feito em duas fases e atingirá todos os bairros do perímetro urbano da cidade. O serviço é realizado por uma empresa contratada pela Coden Ambiental, sob coordenação da Secretaria de Saúde do município.

“Nessa fase do processo, nosso foco são as baratas, com a aplicação de veneno nas tubulações de esgoto, por meio de poços de visita, bueiros e bocas de lobo. Além das baratas, acabamos eliminando uma série de outros insetos”, explicou a veterinária Paula Faciulli, coordenadora do Setor de Zoonoses do município. Após a ação de desbaratização em toda cidade, será a vez do combate a ratos, camundongos e ratazanas.

De acordo com informações do Setor de Zoonoses, o procedimento já foi realizado nos bairros Capuava, Alvorada, Santa Rita I e II, condomínios Firenze e Nápoles, Jequitibás, Monte das Oliveiras, Residencial das Árvores (Ipê Branco, Ipê Amarelo e Ipê Roxo), Jardim dos Ipês, Jardim dos lagos, Jardim das Palmeiras, São Manoel, Altos do Klavin, Klavin, 23 de Maio, Dona Maria Raposeiro Azenha, Éden, Campos Verdes, Vila Nova, Lopes Iglesia, Green Village, Letônia, Conceição, Campo Belo, Estância Hípica, condomínios Primavera e Imigrantes, Maria Helena, Bela Vista, Santa Rosa, Jardim Europa, Centro, condomínio Cerejeiras, Marajoara, Novos Horizontes, Mathilde Berzin, Planalto, Parque Fabrício, Distrito Industrial, Jardim Eneides e Recanto I e II.

A empresa, agora, trabalha nos bairros São Francisco, Fibra, Terra Nova, Santa Luiza I e II, Nossa Senhora de Fátima, Triunfo, São Jorge, Flórida, Vila Azenha e Jardim Fadel.

A Secretaria de Saúde informou que o controle de baratas e ratos é fundamental para a garantia de saúde à população. A pasta lembra que as baratas atraem os escorpiões, que podem se tornar grandes ameaças no ambiente doméstico, principalmente às crianças. O rato, por sua vez, transmite doenças graves e ainda pode danificar roupas e móveis.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o rato pode transmitir mais de 200 doenças. A leptospirose, as hantaviroses e a peste estão entre as mais comuns.