Avelino, Ponêis ou simplesmente ‘Baiano’, como ele costumava chamar carinhosamente as pessoas e ser chamado por muita gente em Nova Odessa. Aos 53 anos, o vereador em segundo mandato pelo PSDB em Nova Odessa faleceu na última quinta-feira, dia 9, vítima de complicações decorrentes do novo coronavírus (Covid-19).
Ponêis foi internado na Unidade Respiratória na noite da quarta, dia 8, com dificuldades para respirar. Ele foi submetido a tomografia de tórax e teste de detecção do vírus. A infecção foi confirmada e evoluiu para quadro grave, que necessitava de intubação para transferência em UTI no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Campinas, quando sofreu parada cardiorrespiratória fatal. Avelino era hipertenso e morava no jardim São Jorge. Natural de Sabino, no interior paulista, vinha fazendo carreira no ramo da telefonia em Nova Odessa – era chamado de “Ponêis da Telefonia” na época de campanha eleitoral.
Ele deixa a esposa Maria Inês e os filhos Max Wilson e Marcelo Henrique. O sepultamento ocorreu sem o velório, conforme orientações de autoridades sanitárias. Ponêis começou a trajetória política no ano 2000, quando foi convidado pelo hoje prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) para integrar o quadro do partido tucano. Mas inicialmente Ponêis optou por apoiar a candidatura do irmão, em 2004.
Depois, no pleito municipal de 2008, se lançou candidato a vereador e obteve 298 votos, mas não se elegendo. Na eleição seguinte (2012) Ponêis conseguiu 620 votos e garantiu a 1ª suplência da coligação do PSDB. Em boa parte da legislatura 2013-2016 ele exerceu a função de vereador. E na disputa de 2016, Ponêis foi o terceiro mais votado no geral, com 1.081 votos. Era o 1º vice-presidente da Câmara e integrante das Comissões de Finanças e Orçamento e de Obras e Serviços Públicos.
A Câmara de Nova Odessa continua adotando medidas de prevenção ao coronavírus, levando em consideração as recomendações emitidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, atuando de forma integrada com a Prefeitura. O prédio continua fechado ao público, desde meados de março, assim como os gabinetes dos vereadores. As sessões ocorrem por videoconferência, com uso do programa Skype, para evitar a presença física dos parlamentares e assessores na Câmara Municipal. Os servidores da Secretaria Administrativa estão trabalhando em sistema de rodízio, inclusive com adoção de atividades por trabalho remoto (home-office). Os servidores acima dos 60 anos usufruem de férias e licença-prêmio na pandemia.