in

Mudanças do trânsito em Americana causam descontentamento em usuários

Segundo as reclamações, as mudanças afetaram, sobretudo, passageiros que dependem do transporte público intermunicipal

As mudanças no trânsito de Americana desagradaram alguns moradores de Nova Odessa. Além dos inúmeros desvios, os munícipes reclamaram que precisam enfrentar longos congestionamentos em horário de pico. “Um trajeto que fazíamos em 15 minutos, agora está levando quase 30 minutos”, se queixou Maria Rânuzia.

Para o estudante Lucas Eduardo Seleder, as mudanças afetaram, sobretudo, quem depende do transporte público. “Os que decidiram sobre a mudança andam de carro e não precisam pegar ônibus”, lamentou o estudante.

Ainda segundo ele, a mudança no trajeto alterou a localização dos pontos de ônibus. “Já é muito ruim depender do transporte público, agora com esta mudança precisamos andar mais para chegar nos novos locais”, relatou Lucas Eduardo.

O estudante ainda disse que as mudanças deveriam passar por aprovação da população. “Os maiores afetados são os usuários de ônibus e motoristas, mas não fomos consultados quanto às mudanças. Mas, infelizmente, é o que sempre acontece, eles decidem (administração municipal), e nós que pagamos o pato”, lamentou ele.

De acordo com um dos motoristas que faz o trajeto Nova Odessa-Americana, os passageiros estão muito insatisfeitos com a alteração do trajeto do ônibus. “Até agora só ouvi críticas ruins, principalmente por conta das mudanças das paradas do ônibus. O pessoal não gostou nem um pouco”, contou o motorista.

Já para o munícipe Cláudio Amarildo, algumas mudanças são necessárias. “Toda mudança causa transtornos, eu ouvi no rádio que as mudanças foram para dar fluidez ao trânsito, se isso acontecer vou ficar satisfeito, por enquanto, realmente o trânsito está muito lento”, opinou o munícipe.

Novo trajeto 

Os motoristas que se dirigirem no sentido do Terminal Metropolitano, sentido Nova Odessa-Americana, poderão seguir pela rua Cabo Osvaldo de Moraes até a avenida Abdo Najar, rua Ari Meirelles, Fernando Camargo, Washington Luis e avenida Dr. Antonio Lobo. Serão implantados semáforos nas ruas Cabo Osvaldo de Moraes, Abdo Najar e a rua Duque de Caxias será permitida a conversão na Abdo Najar.

Segundo a Prefeitura Municipal de Americana, as alterações visam promover a mobilidade urbana, melhorando as condições de deslocamento da população, tráfego de veículos, circulação de pedestres e do transporte coletivo. E para a implantação das mudanças, foi feito um estudo baseado no mapeamento dos pontos críticos, contagem de veículos, pesquisa de velocidade e retardamento por GPS, reprogramação semafórica, planejamento e desenvolvimento do software de trânsito e simulações.