in

Mais 194 jovens são formados pelo Programa Proerd em Nova Odessa

Parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Educação conscientiza sobre os males das drogas

A noite de terça-feira, dia 26, foi especial para muitas famílias de Nova Odessa, que assistiram à formatura de seus filhos no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar). A iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizou a diplomação de 194 alunos na Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Prefeito Simão Welsh.

A solenidade envolveu, além de alunos da Emefei do jardim Santa Rita 2, estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Salime Abdo. No último dia 14 foram diplomados outros 180 alunos, da Emefei Vereador Osvaldo Luiz da Silva, das Emefs Haldrey Michelle Bueno, Therezinha Antonio Malaguetta e Almerinda Delegá Delben, além do Colégio Biocêntrico.

A cerimônia oficial teve a presença do secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, representando o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, da secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, da diretora de Ensino Fundamental, Rosimar Paschoalin, e dirigentes das unidades de ensino incluídas no programa. Os participantes realizaram o tradicional juramento, de se comprometer a ficar longe das drogas e da violência.

Foram quase cinco meses de curso e houve também a entrega de medalhas aos alunos que se destacaram em redação dos 5º anos de cada escola. “Esse programa é de grande importância aos jovens, que vão carregar os ensinamentos para a vida inteira”, destaca Claudicir. “É uma promessa que fazem perante a sociedade, de que estarão longe das drogas e da violência, grandes males sociais”, acrescenta.

“O papel dos pais é importantíssimo nessa parceria com a Secretaria de Educação e a Polícia Militar. Formam uma aliança com a sociedade, para que os jovens carreguem pra sempre essa consciência social”, ressalta o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. “Junto com o câncer, as drogas são algumas das principais causas de morte no país. Porque o dependente de qualquer droga é um doente”, cita.

O Proerd foi implantado no Brasil no ano de 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o país. Durante o projeto, policiais militares fardados, devidamente treinados e com material próprio, desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência com alunos em seu meio natural, a escola, com auxílio dos professores de cada unidade.