in

Idosos podem se inscrever em curso grátis de informática

Os interessados podem fazer a matrícula diretamente com representantes do órgão no Clube da Melhor Idade

A Prefeitura de Nova Odessa intermediou a disponibilidade de 30 vagas para o curso gratuito de “Informática para Terceira Idade”. A qualificação ocorre no campus de Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Os interessados podem fazer a matrícula diretamente com representantes do órgão nesta sexta-feira, dia 23, no Clube da Melhor Idade, das 13h30 às 16h.
O transporte também é grátis, disponibilizado pelo Município, para as aulas que ocorrem de quarta-feira, das 13h15 às 15h50, entre os dias 07 de março e 1º de agosto. Os participantes devem ter 60 anos de idade ou mais e residir em Nova Odessa. Não é necessário que os matriculados levem notebook ou computador, porque a qualificação ocorre em laboratórios totalmente equipados no IFSP.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, ressalta a disponibilidade do curso. “O objetivo é proporcionar a inclusão digital, atualização e sociabilidade para as pessoas da Melhor Idade, trabalhando com o uso da internet e das redes sociais”, reforça.
O Clube da Melhor Idade disponibiliza diversas modalidades gratuitas aos idosos novaodessenses: Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Karatê, Judô, Vôlei Adaptado, Dança Coreografada, Canto, Pilates, Exercícios Funcionais e de Equilíbrio, além de Jogos de Mesa (Dama, Truco e Dominó) e grupos de trabalho específicos com diabéticos e hipertensos.
Existe ainda o projeto ‘Pesca no Bosque’, que permite a pesca recreativa por idosos. Os aposentados interessados realizam cadastro no Clube e, através de carteirinha, podem participar da pescaria.
Nova Odessa recebeu no final do ano passado o Selo Inicial Amigo do Idoso, dado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Realizada por meio do Programa SP Amigo do Idoso, a iniciativa reconhece boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, incluindo ainda o funcionamento do Conselho Municipal, atualização cadastral no CadÚnico e ações/serviços socioassistenciais.