Em reunião com juíza, Prefeitura de Nova Odessa apresenta trabalhos voltados à Primeira Infância

A Primeira Infância é o período que abrange os 6 primeiros anos de vida, período marcado por vários processos do desenvolvimento das crianças

Em reunião realizada no gabinete do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e que contou com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, e do vereador Élvis Garcia, o Pelé, a Prefeitura de Nova Odessa apresentou à juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, da 2ª Vara Judicial da Infância e Juventude, os projetos que já vem sendo desenvolvidos na Educação, Saúde e Promoção Social no que diz respeito à Primeira e Primeiríssima Infância.

O próximo passo da Administração será a criação, por meio de decreto, de um grupo de trabalho com membros indicados pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e secretarias diretamente envolvidas. “É um planejamento que vai culminar com a formatação de um projeto de lei que será encaminhado para a Câmara com metas e objetivos”, explicou Robson Fontes Paulo, assessor de Gabinete.

Nova Odessa, atentando-se ao Marco Legal da Primeira Infância, já vem, há tempos, se mobilizando a fim de atender os princípios e as diretrizes que a lei 13.257/16 estabelece, objetivando a promoção do desenvolvimento integral das crianças, sendo a Primeira Infância, prioridade absoluta. A Primeira Infância é o período que abrange os 6 primeiros anos de vida, período marcado por vários processos do desenvolvimento das crianças.

Durante o encontro, a primeira-dama Andréa Souza destacou a importância do afeto e dos valores na primeira infância e ressaltou os impactos na vida adulta. “Uma criança bem-amada, bem instruída e respeitada, dificilmente seguirá por caminhos errados. E, mesmo se errar, voltará para suas raízes. Temos que amar e valorizar muito nossas crianças, porque o futuro da nação e do mundo todo depende delas”, afirmou. Ela ressaltou, durante a reunião, o resultado positivo que já é sentido em função do Projeto Fênix – idealizado por Andréa – e que é voltado aos alunos da rede estadual de ensino de Nova Odessa. “O Fênix existe graças ao comprometimento e à dedicação de voluntários e parceiros que o abraçaram com muito carinho e o propósito de ajudar nossas crianças e melhorar o trabalho realizado nas escolas. Estamos conseguindo fazer a diferença e transformar vidas”, disse ela.

A Secretaria de Saúde aplicou, ao longo do mês de outubro, um questionário voltado às mães e gestantes para medir o grau de satisfação e a qualidade do atendimento prestado pela rede pública. De acordo com Regina Mendes da Silva, coordenadora de Atenção Básica, o material está em fase final de digitalização e será encaminhado para uma empresa que ficará responsável pela tabulação. “Esse questionário vai resultar em 44 indicadores de cuidados, que serão apresentados para as secretárias de Saúde, Educação e Gestão Social em um encontro que vai acontecer em março do ano que vem”, explicou ela.

Diretora de Gestão Social e Cidadania, Patrícia Cristina Pereira explicou que o conceito da Primeira Infância vem já vem sendo trabalhado em todos os grupos atendidos no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), de mães, crianças e adolescentes. “Abordamos a importância do afeto como agente construtor de uma primeira infância saudável, transformador das famílias, motivador da sociedade e de Justiça social”, destaca.

A supervisora de ensino, Marli de Oliveira Evangelista Pontes, explica que Nova Odessa já realiza trabalhos com objetivo de qualificar o atendimento e o cuidado com as crianças. “É fundamental garantir o desenvolvimento pleno desde a Primeira Infância, tendo em vista que a formação da criança depende da atenção especial de todos que estão ao seu redor”, disse a funcionária da Secretaria de Educação.