in

Diretoria de Trânsito e Detran-SP abordaram 754 veículos durante campanha de conscientização

A Diretoria de Segurança de Trânsito de Nova Odessa em parceria com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) abordou 754 veículos durante a Campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar os motoristas sobre direção segura e reduzir os índices de acidentes. Os órgãos realizaram blitze educativas em diferentes pontos da cidade.
Este ano a campanha teve como tema o slogan #FocaNoTrânsito e alertou que o excesso de velocidade está entre os principais fatores de risco no trânsito. Realizada pelo Detran-SP em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, a iniciativa contou com apoio das Administrações Municipais.
Diretor de Segurança de Trânsito, Franco Júlio Felippe afirmou que foram abordados motoristas de 501 carros e 253 motos durante as ações. “Orientamos os motoristas sobre os riscos do excesso de velocidade e outras dicas sobre trânsito seguro”, explicou.
Além das orientações, durante as blitze educativas foram distribuídos também panfletos com dicas sobre direção segura. “O intuito desta ação é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e mostrar ao motorista que ele é peça fundamental na reversão destes números”, afirmou Franco.

A CAMPANHA
Estudos apontam que 94% dos acidentes com vítimas fatais são causados por falhas humanas, como desatenção e imprudência. Além disso, conduzir veículo em velocidade inadequada ou excessiva é uma atitude imprudente, já que aumenta os riscos de acidentes. A velocidade excessiva também interfere no tempo de parada do veículo, o que pode ser decisivo para se envolver ou não em um acidente.
A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, cor que remete à atenção e, por isso, foi adotada internacionalmente para representar o mês voltado à segurança no trânsito.