in

Com escolas sem limpeza, mães são orientadas a deixar os filhos em casa

com-escolas-sem-limpeza-maes-sao-orientadas-a-deixar-os-filhos-em-casa-jno

 

Mães de alunos de pelo menos duas escolas de Nova Odessa foram surpreendidas nesta quinta-feira com a “sugestão” recebida por parte da direção, para que voltassem para casa com o estudantes devido a falta de profissionais para a limpeza nas unidades de ensino. A reportagem do Jornal de Nova Odessa recebeu denúncias de pais de alunos da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil) Vereador Osvaldo Luiz da Silva, no Jardim Marajoara e da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Alzira Delegá, no Green Village. O fato também provocou reações nas redes sociais.

A mãe de um estudante do Marajoara, que se identificou como Luciana Castro, reclamou bastante da situação enfrentada nesta quinta-feira. “Gente, peço que nossas autoridades cuide (sic) de nossas crianças. Hoje fui levar meu filho na escola do Marajoara e pediram para trazer as crianças de volta porque a escola não tinha sido limpa, nem os banheiros lavados”, postou ela, no Facebook.

Por telefone, a reportagem conversou com a mãe de outro aluno da mesma escola. Ela, no entanto, pediu para não ser identificada, mas disse que dos 25 alunos que estudam na mesma sala do seu filho, no ensino infantil, apenas quatro ficaram na escola nesta quinta-feira. “Quando fui levar meu filho, disseram pra gente que poderia deixar, mas que a escola não tinha sido limpa, não teve limpeza. Ai ficaria por nossa conta. Mas a sugestão era pra voltar pra casa. Eu deixei meu filho porque ele estava ansioso pra ficar com os coleguinhas, mas vou buscar antes de terminar a aula”, afirmou a mãe.

A reportagem do JNO entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, solicitando um posicionamento diante das denúncias sobre a falta de limpeza nas escolas, mas não obteve retorno até o momento.

OUTRO LADO

De acordo com informações da assessoria de imprensa de Nova Odessa, “houve duas ocorrências hoje neste sentido, e em apenas uma houve dispensa (não autorizada) de turmas. Lembrando que a Rede Municipal conta com 24 escolas no total. Portanto, não foi uma situação “generalizada”.
As aulas das turmas do Fundamental 1 retornaram na quarta-feira.
No período da manhã desta quinta-feira, a direção de uma unidade da Rede Municipal (a EMEFEI Vereador Osvaldo Luis de Souza, do Jardim Marajoara), à revelia da direção da Secretaria de Educação, tomou por si a decisão de dispensar os alunos da pré-escola e do Fund 1 do período da manhã.
Ao tomar conhecimento, a Secretaria foi imediatamente ao local para apurar o ocorrido e, ao ouvir as explicações da direção da unidade, entende que não cabia a dispensa dos alunos. Foi feita a relocação de uma funcionária para auxiliar nesta unidade e as aulas do período da tarde ocorreram normalmente.
O ocorrido será agora apurado em procedimento interno.
Quanta à EMEF Alzira Ferreira Delegá, do Green Village, a pasta ressalta que não houve dispensa de alunos, apenas solicitação de providências para ampliar a capacidade de limpeza da unidade, o que foi prontamente providenciado pela secretaria.
Lembramos também que, nos últimos dias, vem sendo realizado verdadeiro “mutirão” de limpeza nas escolas municipais, com servidores e voluntários, enquanto se finaliza o processo de contratação de uma nova empresa terceirizada para esta finalidade, o que deve ocorrer já nesta sexta-feira”.