in

Beroco: maior desafio será a construção de um hospital regional equipado com UTI

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) é o segundo entrevistado pelo Jornal de Nova Odessa para demonstração de parte do seu plano de governo para o município

beroco-maior-desafio-sera-a-construcao-de-um-hospital-regional-equipado-com-uti-jno

O Jornal de Nova Odessa iniciou no último sábado (3), uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito da nossa cidade. O médico Dr.Lourenço, candidato do PSDB, abriu a série. Hoje, Thiago Beroco, do PT, é o entrevistado.

Também serão entrevistados Jackson Candian (Avante), Leitinho (PSD), Professor Bi (MDB), Tiago Lobo (PV), e Dr. Nivaldo (Republicanos). As perguntas serão as mesmas para os 7 candidatos.

JNO: GOSTARÍAMOS DE INICIAR ESSA ENTREVISTA COM UMA BREVE APRESENTAÇÃO DO SENHOR…

Beroco: Tenho 33 anos, sou advogado trabalhista e atuo na cidade de Nova Odessa e região. Me casei com a agrônoma Janaína Folletto e tenho dois filhos, a pequena Isis do meu primeiro casamento e o Rafael, que é meu filho de coração. Iniciei minha atividade política ainda jovem, no período em que era operário metalúrgico na empresa KSB de Americana. Ali, atuei como membro da CIPA e ajudei a organizar a primeira greve da história dos trabalhadores daquela fábrica. No ano de 2012 me formei em Direito pelo Centro Universitário Salesiano. Assumi a luta pelos direitos dos trabalhadores como sendo parte da minha vida, motivo pelo qual direcionei meus estudos para esta área me especializando em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie de Campinas. Em 2014 trabalhei como assessor parlamentar em mandato de deputado federal. No ano seguinte, comecei a advogar prestando serviços para o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campinas e Região e também para o Sindicato das Trabalhadoras Costureiras de Americana e Região. A luta dentro do Partido dos Trabalhadores se intensificou quando assumi a presidência do PT de Nova Odessa em 2016. Já em 2017, fui convidado a advogar para o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Campinas e Região, no qual permaneço até os dias atuais. Nova Odessa é a cidade que amo. Tenho aqui muitos amigos, colegas dos tempos de fábrica e companheiros da profissão que hoje exerço. É aqui que vivo com minha família e onde quero educar meus filhos.

JNO: QUAL É O CENÁRIO QUE O SENHOR ENXERGA NOVA ODESSA ATUALMENTE?

Há pelo menos 20 (vinte) anos, Nova Odessa tem sido governada pelo mesmo grupo político. A atual administração é ligada a anterior e neste momento, estão juntas tentando fazer um sucessor. Não querem “largar o osso” de jeito nenhum. Isto é preocupante. Quando isso acontece, dificilmente se evolui. Ficamos parados no tempo, nas mãos dos “coronéis” de sempre, que, sai ano entra ano, se empenham tão somente em viabilizar empreendimentos imobiliários de alto padrão. Os condomínios tomaram conta da cidade. Aqui, há tempos, não se discute por exemplo, projetos habitacionais sérios e de qualidade para a população. Para fazer de conta que tudo está indo bem, a cada quatro anos, pintam e recapeiam a cidade toda, principalmente as praças. Mas a realidade por trás das tintas e do piche é outra. Recentemente eu e Heliton Escorpeli, meu vice, estivemos na rua Niterói, no Bairro São Jorge e vimos ali o drama daquelas famílias nos períodos de chuva. São mais de 30 (trinta) anos de alagamentos, e o que esta administração fez por aquela população? Nada. Temos um déficit habitacional de mais de 5 mil (cinco mil) famílias; a saúde é um verdadeiro caos. Por estes dias, eu e Heliton, caminhamos pela Vila Azenha e ouvimos da boca dos moradores como é difícil marcar consulta com médicos especialistas. A questão da água é outro ponto preocupante e começa a dar sinais de escassez, foi o que vimos recentemente em visita à uma das represas da cidade. A solução para estes problemas, sem dúvida alguma, não virá por meio da candidatura que a atual administração apoia e nem mesmo das outras. Todos os candidatos de um modo ou de outro, estão ou estiveram atrelados a este governo ou ao anterior. A solução para os problemas que citamos acima, dependerá da renovação política, e eu e o arquiteto Heliton Escorpeli representamos esta esperança.

JNO: NA SAÚDE, QUAIS SÃO OS SEUS PROJETOS?

Beroco: Como dissemos, a saúde em Nova Odessa é deficitária. Em plena pandemia, não contávamos (e não contamos) sequer com um leito de UTI. Aqui, não se consegue fazer uma cirurgia. Não temos um hospital. O que se tem nesta cidade é um grande posto de saúde. Nós vamos resolver este problema. O primeiro passo será ouvir e valorizar os servidores públicos desta área e o segundo será equipando as unidades básicas nos bairros, disponibilizando médico especialistas, o que hoje está em falta em cada uma delas. Mas nosso maior desafio e compromisso será o de lutar incessantemente pela construção de um hospital regional equipado com Unidade de Terapia Intensiva e também de um centro de especialidades. É um passo ousado, mas nós, estamos dispostos a dá-lo. Nova Odessa reúne todas as condições para receber um hospital desta natureza. Está localizada bem no meio da Região do Polo Têxtil, próxima às cidades vizinhas, além de ter espaços adequados para viabilizar este projeto. Será uma revolução e o nosso compromisso com o povo de Nova Odessa.

JNO: E NA EDUCAÇÃO? O QUE O SENHOR PRETENDE FAZER?

Beroco: A educação, assim como a saúde, só irá funcionar bem, se os profissionais desta área forem valorizados. Vamos começar equiparando o salário das professoras das creches ao dos demais professores da rede. É uma vergonha o tratamento que esta administração tem dispensado as professoras das creches. Vamos também rediscutir o piso salarial da categoria, mas não só dos professores. Todos os servidores da rede de ensino precisam ser valorizados, e este é compromisso que estamos assumindo. Outra questão importante, que jamais pode ficar de fora e que foi esquecida pela atual administração, será a abertura de concursos públicos para contratação de fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. Estes profissionais são de extrema importância e estão em falta na rede municipal de ensino. Além disso, à exemplo do que foi feito em São Paulo, vamos viabilizar aqui em Nova Odessa o primeiro CEU de nossa região. Os CEU(s) são equipados com quadra poliesportiva, sala de teatro, playground, piscinas, biblioteca, telecentro, espaços de lazer, ateliês e reuniões. É um projeto plenamente possível e viável, basta vontade e compromisso com a população.

JNO: GOSTARIA QUE O SENHOR FALASSE DA QUESTÃO HÍDRICA…

Beroco: Em relação a questão hídrica, nosso primeiro movimento será o de implementar uma política de combate a enchentes nos bairros Flórida, Vila Azenha, Jardim Conceição e São Jorge, especificamente a Rua Niterói, por meio da instalação de sumidouros, criação de piscinões e alargamento da calha dos rios. Ouvimos o povo daquela região durante nossas caminhadas. Não podemos deixar esta situação continuar desta forma e iremos resolver. No que diz respeito à possível escassez de Água no município, a primeira iniciativa será a de rediscutir a construção desenfreada de condomínios fechados. Estes empreendimentos, infelizmente esgotam os recursos do município e precisam ser melhor avaliados. Embora a construção de mais uma represa esteja em nossos planos, implantaremos em Nova Odessa as chamadas “Cidades Esponjas”. Este novo conceito, está fundamentado em um modelo de infraestrutura de captação de água de chuva que geralmente é perdida. Isto vai garantir um equilíbrio no consumo de água dos reservatórios evitando as despesas com a desapropriação de extensas áreas para construção de represas. Mais uma vez, com equilíbrio e racionalidade, vamos revolucionar a política na cidade e impedir a falta de água para esta e as próximas gerações.

JNO: DADOS DO CAGED DE AGOSTO MOSTRAM QUE NOVA ODESSA VEM CONSEGUINDO SE RECUPERAR DA CRISE PROVOCADA PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, JÁ QUE FOI A CIDADE DA REGIÃO QUE MAIS CRIOU POSTOS DE TRABALHO NAQUELE MÊS. NESTE CONTEXTO, QUAIS SÃO AS SUAS PROPOSTAS PARA A GERAÇÃO DE EMPREGOS EM NOVA ODESSA?

Beroco: O CAGED consegue demonstrar a quantidade de postos de trabalho que foram criados e ocupados, mas não mede o número de pessoas que estão na informalidade, lutando para sobreviver. Além disso, pessoas que há muito tempo estão desempregadas e que, desanimadas, deixaram de procurar por emprego, sequer entram nas estatísticas. Em Nova Odessa, há muita gente nesta condição. Eu e o Heliton sabemos disso, e sabemos, porque, ao contrário dos demais candidatos, temos andado muito e conversado com a população. O desemprego existe e é real. Vamos combatê-lo e gerar e emprego e renda em Nova Odessa. Uma das medidas que adotaremos para isso será o fortalecimento do comércio local. E isso é algo que requer atenção. Requalificar o centro da cidade é uma forma de melhorar o comércio e em consequência, a demanda por força de trabalho. Uma outra forma de ajudar as pessoas é incentivá -las a ter o seu próprio empreendimento. Mas como fazer isso sem dinheiro? Nós temos a resposta. A solução será a implementação de um banco municipal que concederá empréstimos à população de baixa renda. Esta possibilidade é real e existe, atualmente, em mais de 32 (trinta e dois) município do país. É fantástica a experiência. A fim de viabilizar renda à população de nossa cidade, iremos também estudar junto com Eduardo Suplicy, com quem já iniciamos as conversas, a possibilidade de implementar em Nova Odessa o programa Renda Básica de Cidadania, instituído pela Lei 10.835/2004. Queremos ser o primeiro Município no país a implementar este programa. Por fim, vamos abrir uma agenda de diálogo com os sindicatos de trabalhadores que atuam em nossa cidade, para saber em que medida a administração pública municipal, pode contribuir para ajudar no debate da melhoria do piso salarial das diferentes categorias aqui instaladas.

beroco-maior-desafio-sera-a-construcao-de-um-hospital-regional-equipado-com-uti-jno