in

“O Tempo Não Para”, uma história que atravessa os séculos

Por obra do destino, uma família inteira é congelada no mar da Patagônia e “desperta” em plena cidade de São Paulo, 132 anos depois

Os protagonistas de “O Tempo Não Para”. O ano é 1886. A bela família Sabino Machado: Dona Agustina (Rosi Campos), Kiki (Nathalia Rodrigues), Nico (Raphaela Alvitos), Marocas (Juliana Paiva) e Dom Sabino (Edson Celulari). Eles não imaginam o que o futuro lhes reserva.

Já imaginou alguém que vive em 1886 acordar, de repente, no ano de 2018? É o que acontece com os Sabino Machado, uma família do Século XIX. Após o naufrágio de um navio, eles ficam congelados por 132 anos e despertam em uma São Paulo pulsante e turbulenta, em pleno 2018.

Este será o eixo de moverá toda a trama de “O Tempo Não Para”, que estreia na tela da Globo no dia 31 de julho. Escrita por Mario Teixeira, com direção artística de Leonardo Nogueira; os Sabino Machado e seus agregados vão se deparar com mais de cem anos de revoluções sociais, inovações tecnológicas e conquistas científicas que deram novos valores e novos comportamentos à sociedade, gerando um imenso choque temporal e cultural. São treze pessoas que congelam: Dom Sabino (Edson Celulari), Dona Agustina (Rosi Campos), Marocas (Juliana Paiva) e as gêmeas Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathalia Rodrigues), os escravos Damásia (Aline Dias), Cairu (Cris Vianna), Cesária (Olivia Araujo), Menelau (David Junior) e Cecílio (Maicon Rodrigues), o guarda-livros Teófilo (Kiko Mascarenhas), a preceptora Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho) e o jovem Bento (Bruno Montaleone), além do cão fox terrier Pirata.

Em 1886, a fazenda Nossa Senhora do Ó é um dos bens da família Sabino Machado; Dom Sabino é o patriarca desta família e está sempre pensando no bem-estar de todos à sua volta. Ele casou com Dona Agustina (Rosi Campos), uma crédula dona de casa, e da união deles nasceram Marocas (Juliana Paiva) e as gêmeas bivitelinas Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathalia Rodrigues). Primogênita, Marocas é divertida, inteligente, curiosa e corajosa. Certo dia, Marocas dá uma escapulida para um banho de riacho acompanhada de sua dama de companhia, Damásia (Aline Dias). Apesar de o córrego estar localizado dentro das terras da fazenda Nossa Senhora do Ó, um grupo de formandos da Academia de Direito surge de repente para um mergulho. As moças se escondem no mato e ficam observando os rapazes.

Entre eles está Bento (Bruno Montaleone), que as surpreende no “esconderijo”. Vestindo roupas íntimas e sem poupar cortejos, ele se apresenta como um poeta, ele mostra a anágua de Marocas que ela havia deixado à beira do riacho pedindo um beijo em troca. Nesta hora, Dom Sabino aparece e flagra a cena: um desavergonhado vendo sua filha seminua e exige uma reparação com sangue. O tiro atinge Bento nas nádegas e ele resolve forjar sua morte para impedir que Dom Sabino queira terminar o serviço e promove o próprio velório.

Á noite, Marocas foge de casa para o funeral ao lado de Miss Celine. Lá, todos descobrem que o velório é uma farsa, e diante de tamanha confusão, Dom Sabino só vê uma solução: o matrimônio. Ele ordena que Bento se case com Marocas. Já no altar diante do padre, Marocas diz “não” ao matrimônio. Dividido entre o medo do escândalo e o orgulho da filha, Dom Sabino decide viajar com toda a família e os agregados para a Europa a fim de mantê-la longe do falatório da cidade e aproveitar para conhecer o estaleiro que comprara em Londres.

O moderno vapor Albatroz espera a família no porto do Rio de Janeiro. É a embarcação tida como mais segura na época. Quem também está a bordo é Bento, trabalhando como garçom no navio.

Para Dom Sabino, esta é também uma viagem de conhecimento, e ele resolve reviver a rota percorrida por Charles Darwin, passando pela Patagônia. Por obra do destino, o navio colide com um iceberg de proporções monumentais. Uma enorme fresta se abre no casco e começa a entrar água. A família Sabino Machado e seus agregados se reúnem no convés do navio e começam a clamar aos céus por um milagre. O Albatroz naufraga em um oceano congelante.

132 anos depois… São Paulo, 2018

Impulsionado pela maré, um imenso bloco de gelo é avistado pela guarda costeira na praia do Guarujá, litoral de São Paulo. A água morna do Atlântico faz com que ele perca volume rapidamente. Na praia, ao ver aquela massa enorme aproximando-se da costa, os banhistas entram em pânico. Marinha e imprensa começam a chegar, enquanto alguns surfistas saem da água. Menos Samuca (Nicolas Prattes), ou melhor, Samuel Tercena.

Apesar da aparência jovial, Samuel Tercena é um respeitado empresário, visionário e humanista. O trabalho e a criatividade fizeram de Samuca um dos homens mais ricos da América Latina. Ele inventou um tipo de adubo orgânico, chamado Vitae, que revolucionou o plantio e as formas de produção agrícola e, com isso, conseguiu erguer a holding Samvita, um conglomerado de empresas.

Ainda na água, Samuca se aproxima do bloco de gelo e percebe as pessoas congeladas. Em cima de sua prancha, percorre toda a borda do iceberg até se deparar com Marocas (Juliana Paiva). Um helicóptero da Marinha sobrevoa o local. Usando um megafone, o oficial Mateus Gonzaga (Raphael Vianna) ordena que Samuca se afaste. O rapaz percebe que a parte do bloco em que Marocas se encontra está prestes a rachar e se agarra a ele no ímpeto de salvá-la. O pedaço do gelo se desprende, eles são puxados pela corrente e chegam à fictícia Ilha Vermelha.

Em terra firme, começam a correr boatos dos mais variados tipos. Parte da população começa a desconfiar de que pode se tratar de uma ação de marketing, enquanto outros falam em terrorismo. Teorias conspiratórias pipocam em todas as mídias e sugerem até que os “congelados” são seres de outro planeta. Enquanto a imprensa está em polvorosa, o governo tenta abafar a situação e o caso vira segredo de Estado.

Os demais membros da família de congelados  são levados para a Criotec, laboratório especializado em criogenia, a ciência que estuda a manutenção da vida sob baixa temperatura. Aos poucos, cada um dos “congelados” despertará à sua maneira e terá que enfrentar a realidade contemporânea e as particularidades das relações humanas no Século XXI.

O enredo de “O Tempo Não Para” promete ser leve e divertido. E vem com a missão de erguer a audiência no horário. É ver e conferir.

Quem É Quem?!

 

– Maria Marcolina / Marocas (Juliana Paiva) – Corajosa, é filha de Dom Sabini e Augusta. A família mora na Fazenda Nossa Senhora do Ó. Tem uma relação muito afetuosa com o pai.

– Dom Sabino (Edson Celulari) – Empresário vitorioso do Brasil Imperial. Descendente de bandeirantes, ele sonha com um título de nobreza. Em 2018, vai se tornar fiel amigo de Eliseu.

– Dona Agustinha (Rosi Campos) – Dona e casa e mãe de família do Século XIX. Em 2018, terá dificuldades para aceitar o comportamento e independência femininos. 

– Damásia (Aline Dias) – Dama de companhia de Marocas. Escrava do lar é tímida e morre de medo de tudo e de todos. Vai despertar em São Paulo no ano de 2018.

– Cesária (Olívia Araújo) – Ama de leite das crianças da família Sabino. Seu comportamento sempre mal humorado renderá situações hilárias.

– Cairu (Cris Vianna) – Escrava em 1886 é uma mulher bonita e muito cobiçada. Tem forte temperamento. 

– Samuel / Samuca (Nicolas Prattes) – Curioso, visionário, humanista e engajado em causas sociais. Nunca estudou formalmente ou teve emprego fixo, mas sua inquietude e inteligência intuitiva o transformaram em um dos maiores e mais jovens empresários do país.

– Carmen (Christiane Torloni) – Mãe de Samuca, o criou sozinha desde que o marido a abandonou. Inteligente, independente e cheia de energia, é uma das sócias da SamVita. Vai virar a cabeça de Dom Sabino que nunca viu uma mulher como ela. 

– Betina (Cleo) – Noiva de Samuel. Bonita, forte, independente, é a terceira sócia na SamVita. Sempre coloca a razão acima da emoção, menos quando se trata do noivo. 

– Elmo (Felipe Simas) – Melhor amigo e fiel escudeiro de Samuca. Apesar de ter um coração de ouro e boas intenções, é um pouco acomodado e mora de favor há anos na cobertura do amigo. Sempre apoiado por Samuca, já se aventurou profissionalmente em diversas áreas, mas nunca teve êxito.

– Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho) – Preceptora de Marocas, Nico e  Kiki. Filha de inglês com brasileira, é considerada uma solteirona pelos padrões do século XIX.  Quando despertar em 2018, vai se encantar pelo jeito atencioso e protetor de Elmo.  (Felipe Simas). 

– Emílio Inglês e Souza (João Baldasserini) – Advogado, sócio majoritário do escritório Inglês e Souza Advogados Associados. É um vilão na trama: ambicioso, sedutor e dissimulado. Vai se aproximar dos “congelados” para provar a identidade deles e recuperar as terras da família, já sonhando com os bons honorários que isso pode lhe render.

– Mariacarla Borelli (Regiane Alves) – Advogada e sócia do escritório Inglês e Souza Advogados Associados. Sofisticada, colecionadora de arte, objetos e joias de crioula. É sócia e parceira nas armações de Emílio.

– Eliseu (Milton Gonçalves) – Honesto e batalhador, é realista e prático, mas jamais perde a esperança. Catador de material reciclável, ele puxa uma carroça pelas ruas, de onde tira o seu sustento. Será o grande e inesperado amigo de Dom Sabino no Século XXI.