in

Videomonitoramento de Nova Odessa auxilia na apreensão de carro clonado

O veículo Onix, de cor preta, teve suas placas identificadas quando passou por uma das ruas monitoradas, o que permitiu a busca e apreensão com apoio da Polícia Militar

O sistema de videomonitoramento instalado em Nova Odessa mais uma vez se mostrou essencial para a Guarda Civil Municipal e ajudou na localização e apreensão de um carro clonado, em ação realizada no sábado, dia 19. O veículo Onix, de cor preta, teve suas placas identificadas quando passou por uma das ruas monitoradas, o que permitiu a busca e apreensão com apoio da Polícia Militar. Em dezembro, o sistema também ajudou a impedir um furto em uma padaria localizado na avenida Carlos Botelho e identificar duas pessoas que haviam furtado 16 mudas de plantas na Praça Central José Gazzetta.

As placas do Onix estavam no sistema da Guarda Municipal de Nova Odessa com a informação de “suspeito de clone”.  Ao ser flagrado pelas câmeras de videomonitoramento, o operador do sistema deu o alerta para Guarda Civil e a PM, que passaram a procurar o veículo, que foi localizado rapidamente em Sumaré. A condutora apresentou a documentação de registro e licenciamento. Em pesquisa dos dados, os policiais descobriram queixa de furto nas cidades de Itanhaém e Guararema, o que gerou ainda mais suspeitas. Nada de ilícito foi encontrado durante a revista. Mas, mediante vistoria mais detalhada, os policiais descobriram que se tratava de um veículo dublê (clonado). De acordo com a Guarda, o original foi produto de roubo realizado em outubro do ano passado, em Nova Odessa mesmo.

A mulher que estava na direção explicou que o Onix foi presente do ex-marido após a separação e forneceu o endereço dele. Os policiais se deslocaram até o local para buscar mais informações. O homem disse que o veículo foi comprado na Feira do Rolo, de Americana, por R$ 17 mil. “Apesar das explicações, foi feito um Boletim de Ocorrência no plantão da Delegacia de Sumaré, o veículo foi apreendido e os dois envolvidos serão averiguados por receptação”, contou o diretor da GCM, Franco Júlio Felippe.

Segundo Felippe, desde que foi implantado pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, o sistema de videomonitoramento é uma ferramenta eficaz no combate à criminalidade. “É o nosso olho em todos os pontos monitorados. Com ajuda do sistema, nossos guardas na rua conseguem enxergar ainda mais longe e ter a direção certa a seguir. Isso é fundamental para o sucesso das nossas ações e operações”, disse ele.

VIGILÂNCIA

O sistema de videomonitoramento de Nova Odessa conta com 18 câmeras instaladas em dez pontos da cidade, incluindo as entradas e saídas do município. Está interligado a um banco de dados entre as cidades que contam com a ferramenta. Assim, é possível trocar informações de forma ágil, garantindo ações estratégicas para o combate ao crime. Ao ser identificado um veículo que esteja relacionado à prática criminosa, são coletadas todas as provas – como imagens e relatórios – e o material é encaminhado à Polícia Civil, que dá seguimento às investigações.