in

Vereadores da Região Metropolitana de Campinas cobram do Ministério da Saúde mais recursos para ações de combate à pandemia

A ida a Brasília foi fruto de uma articulação da Associação dos Vereadores da RMC

vereadores-da-regiao-metropolitana-de-campinas-cobram-do-ministerio-da-saude-mais-recursos-para-acoes-de-combate-a-pandemia-jno

Uma comitiva de presidentes de Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Campinas esteve no Ministério da Saúde em Brasília na última quintafeira (18/03) reivindicando mais recursos para ações de combate à pandemia na RMC.

O presidente da Câmara de Campinas, vereador Zé Carlos (PSB), representou a Associação do Parlamento da Região Metropolitana. Ele levou uma série de ofícios das demais cidades mostrando as dificuldades dos municípios por conta da falta de leitos, equipamentos e profissionais. A Câmara de Campinas estava representada também pelos vereadores Major Jaime (PP) e Filipe Marchesi (PSB).

O assessor especial de Assuntos Institucionais do Ministério da Saúde, Henrique Marques Vieira Pinto, recebeu o grupo. Durante o encontro, ele ouviu as demandas e pediu que os prefeitos dos municípios fizessem oficialmente suas solicitações por meio do portal do SAIPS, o Sistema de Apoio à Implementação de Políticas de Saúde, órgão gestor do Ministério da Saúde. Ele recomendou ainda que os prefeitos já podem fazer as suas contratações de insumos ou medicamentos, e que o Ministério da Saúde irá fazer posteriormente os repasses das aquisições devidamente comprovadas e requisitadas.

“Muitos municípios estavam com dificuldades até de obter informações. Nós abrimos às portas do Ministério para os governos municipais. Agora cabem às Prefeituras, responsáveis pela formatação dos contratos e convênios, efetivar a compra dos equipamentos necessários para as demandas específicas de cada cidade”, afirmou Zé Carlos, lembrando ainda que Henrique Pinto garantiu que o Ministério da Saúde está fazendo uma grande compra de doses de vacinas, que deverão estar à disposição dos municípios nos próximos meses.

A ida dos parlamentares a Brasília foi fruto de uma articulação da Associação dos Vereadores da Região Metropolitana. O encontro foi acertado durante reunião virtual, sediada em Campinas, com representantes das cidades de Americana, Arthur Nogueira, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Itatiba, Indaiatuba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Santa Bárbara D’ Oeste e Vinhedo.