in

Vereadores convocam secretários para explicar limpeza e problema em EcoPontos

Secretários de Meio Ambiente Rafael Brocchi e de Obras, Vilson Amaral, vão para a Câmara de Nova Odessa explicar limpeza de roçagens e condições dos ecopontos depois de plenário aprovar requerimento

vereadores-convocam-secretarios-para-explicar-limpeza-e-problema-em-ecopontos-jno

Os vereadores de Nova Odessa aprovaram na primeira sessão ordinária do ano requerimento que convoca os secretários de Meio Ambiente Rafael Brocchi e de Obras, Vilson Amaral, para prestarem esclarecimentos sobre a limpeza de roçagens na cidade e as condições dos EcoPontos da cidade. A convocação é de autoria dos vereadores de oposição André Faganello (Podemos) e Elvis Pelé (PL), que solicitaram a presença dos gestores municipais, seus adjuntos, da diretora de Meio Ambiente, além de representantes das empresas Primordial Serviços Eireli e W M Ferreira Hidrojateamento Alta Pressão.
A sabatina está marcada para o dia 10 de março de 2025, às 14h, no Legislativo novaodessense. O pedido de convocação é fruto de reclamações da população sobre a deficiência na limpeza de áreas públicas e problemas nos ecopontos.
O requerimento foi aprovado pela Câmara e encaminhado ao Executivo Municipal, para esclarecimentos e explicações sobre os temas. A convocação faz parte das ações de fiscalização da Câmara Municipal sobre a gestão dos serviços urbanos.
EcoPontos de Nova Odessa enfrentam problemas de superlotação, dificultando o descarte adequado de resíduos. Em diversos bairros, como Triunfo, Monte das Oliveiras, Santa Rita 1 e 2, Centro, Vila Azenha e São Manoel, ruas, calçadas, terrenos e lixeiras estão lotadas, cheias de entulho e restos de construção. Além disso, cães de grande porte próximos aos ecopontos têm inibido algumas pessoas de realizarem o descarte. Há até quem vai aos lugares desiste de descartar.
Além disso, os alagamentos causados pelos temporais não trouxeram apenas problemas ao trânsito e à infraestrutura de Nova Odessa, mas mostraram mais um crime ambiental na cidade: o acúmulo de lixo e entulho nas margens do Ribeirão Quilombo. A situação é crítica na Avenida Guadalajara, no Jardim São Jorge, e na Avenida Frederico Hansen, no Parque Triunfo, onde moradores relataram a presença de grande quantidade de resíduos espalhados.
A população da região está insatisfeita com a sujeira acumulada, que se espalha ainda mais nos dias de enchente.