in

UBS do Nossa Senhora de Fátima funciona em meio a um “matagal”

Unidade de saúde, considerada modelo, é uma das mais movimentadas de Nova Odessa e usuários reclamam da falta de conservação por parte da Prefeitura

ubs-do-nossa-senhora-de-fatima-funciona-em-meio-a-um-matagal-jno

Considerada um “mini-hospital”, a infraestrutura da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Nossa Senhora de Fátima não tem chamado tanta atenção dos usuários da rede pública de saúde de Nova Odessa como o mato alto que pode ser encontrado dentro, fora e nas imediações da unidade, uma das mais movimentadas da cidade. Até mesmo a acessibilidade está comprometida, já que a rampa para cadeirantes está sendo ocupada por diversas moitas. Quem precisa de atendimento no local ou acompanha algum parente até a UBS, reclama da falta de conservação por parte da prefeitura.

É o caso da costureira Elisabeth Carvalho de Lima, de 44 anos, que se assustou com o matagal na unidade na terça-feira, quando foi acompanhar a vizinha, que passou por consulta na UBS. “Pra falar a verdade, eu desacreditei quando eu vi a quantidade de mato aqui na frente da UBS. Quem passa e não sabe que aqui é uma unidade de saúde, vai achar que o local está abandonado. E está mesmo”, criticou ela, que mora no bairro. “A gente corre o risco de vir aqui no postinho em busca de atendimento e acabar sendo picada por algum bicho, sei lá, de tanto mato que tem né. E não é só aqui fora não, lá dentro também tem mato”, disse uma senhora que pediu para não ser identificada e que também esteve na UBS do Jardim Nossa Senhora na terça-feira pela manhã.

A UBS, que leva o nome de “Abiganilda Chrisóstomo Belini”, foi a sétima unidade básica de saúde construída em Nova Odessa e recebeu investimentos na ordem de R$ 3 milhões para atender os moradores dos bairros Triunfo, Terranova, Fibra, Santa Luiza 1 e 2 e, claro, do próprio Nossa Senhora de Fátima.  Ela é a maior UBS de Nova Odessa e conta com consultórios, sala de vacina, sala para dispensa de medicamentos, enfermaria e banheiros acessíveis. A construção e a mobília do prédio foram feitas pelo governo estadual, dentro do programa “Saúde em Ação”.

Procurada pela reportagem do JNO para comentar as reclamações, a prefeitura disse que, nesta semana, o cronograma de roçagem da Secretaria de Meio Ambiente atendeu as áreas verdes do Jardim Campos Verdes e Jardim Terra Nova, “mas o Nossa Senhora de Fátima já é o próximo bairro a receber a equipe, ainda esta semana”, garantiu. “O cronograma é constante, diário, as equipes estão na rua todos os dias, mesmo com o regime de chuvas constantes deste início de ano”, reforçou a Administração.