Tutores e cuidadores voluntários que tiveram seus gatos operados no último sábado (08/02/2025) durante o 1º “mutirão extra” deste ano do Programa Municipal de Castração e Microchipagem gratuitas da Prefeitura de Nova Odessa elogiaram a iniciativa, implantada desde 2021 pela gestão do prefeito e médico veterinário Cláudio Schooder (o Leitinho). Apenas neste dia, foram operados gratuitamente cerca de 30 bichanos.
Além de clínicas contratadas, desde meados do ano passado as cirurgias acontecem também no novo Departamento de Bem-Estar Animal da Prefeitura, na Avenida Brasil, como ocorreu no sábado.
“Foi um ótimo atendimento, (o Programa) está de parabéns. Hoje em dia, uma pessoa de baixa renda não consegue fazer uma castração, porque é caro para pagar. Quando eu peguei, ele era acostumado a sair para a rua, então além de afastar o perigo, vai fazer para a saúde dele também”, afirmou Adriele de Souza, tutora do gato Thor.
O cuidador voluntário Rafael Lopes já teve quatro pets (dois cães e dois gatos) atendidos pelo Programa de Castração da Prefeitura. “É uma questão de saúde do animal também. Para quem busca dar uma qualidade de vida para seu bichinho, é muito importante fazer a castração – principalmente para animais que são resgatados. É um excelente programa que a Prefeitura vem fazendo, porque ajuda tanto quem não tem condições financeiras quanto os voluntários”, apontou.
O prefeito Leitinho, seu vice Alessandro Miranda (o Mineirinho) e os vereadores Priscila Peterlevitz Leal e Marcelo Maíto acompanharam o “mutirão extra”. “Vamos procurar fazer esses mutirões de castração aos sábados em várias datas aqui no Bem-Estar Animal, além das cirurgias agendadas que já acontecem durante a semana. A castração é muito importante para o animal, tanto cão quanto gato. Só com a castração a gente evita a cria indesejada, o abandono e os maus-tratos aos animais”, explicou o prefeito.
“Esse Departamento de Bem-Estar Animal é um ganho para a população. Muitas pessoas ainda não sabem que têm esse benefício da Prefeitura aqui na Avenida Brasil. E não é toda cidade que tem, era uma luta do prefeito Leitinho desde quando ele era vereador. E hoje temos, então avisem seus amigos e vizinhos que hoje temos esse Departamento aqui para cuidar dos animais das famílias de baixa renda”, acrescentou o vice-prefeito Mineirinho.
O PROGRAMA
De janeiro de 2021 a dezembro de 2024, o Programa Municipal de Castração voltado para cães e gatos de famílias vulneráveis de Nova Odessa e tutores voluntários da causa animal na cidade realizou nada menos que 3.482 cirurgias.
Só podem se beneficiar do Programa de Castração proprietários de cães e gatos que morem em Nova Odessa e que sejam de famílias de baixa renda. São operados, preferencialmente, os animais SRD (Sem Raça Definida). Também são beneficiados tutores voluntários, que cuidam de animais abandonados e recolhidos nas ruas.
As inscrições no Programa são permanentes, tanto para gatos como para cães, e podem ser feitas nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, exclusivamente na Central de Atendimentos do Paço Municipal – que fica na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro.