A crise no transporte público de Nova Odessa desta vez tem uma denúncia que partiu de dentro da própria base aliada do governo do prefeito Leitinho (PSD). A vereadora que integra o grupo de apoio do prefeito, Priscila Peterlevitz (União), cobra explicações sobre a falta de linhas e a precariedade delas para atender diversos bairros da cidade.
Segundo disse a parlamentar em requerimento, moradores enfrentam graves dificuldades de mobilidade urbana, com impacto direto na rotina de trabalhadores, estudantes e pessoas em situação de vulnerabilidade.
A solicitação evidencia o que já é uma reclamação antiga de quem vive longe do Centro da cidade. Entre os bairros mencionados no documento estão Vila Azenha, Chácaras Guarapari, Fortaleza I e II, Vista Jardim, Jardim dos Ipês, Jardim dos Lagos II, Chácara Central e Campo Belo — todos relatam falta de linhas regulares ou horários reduzidos que impossibilitam deslocamentos básicos como ir ao trabalho, à escola ou a uma unidade de saúde.
“A presente solicitação se dá diante dos inúmeros relatos de munícipes que residem nos bairros mencionados e enfrentam graves dificuldades de mobilidade urbana devido à ausência ou precariedade das linhas de ônibus que os atendem. O acesso ao transporte público é direito fundamental, previsto no artigo 6º da Constituição Federal, e sua ausência compromete o pleno exercício da cidadania, afetando principalmente os trabalhadores, estudantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, torna-se imperioso compreender o atual panorama do transporte coletivo no município e as ações do Executivo frente à expansão demográfica e territorial da cidade”, declarou a vereadora.
O requerimento solicita que o prefeito informe, de forma detalhada, quais linhas atualmente operam no município e quantas atendem os bairros citados. Além disso, a parlamentar quer saber o número estimado de usuários do transporte coletivo municipal e se existem estudos, planos ou projetos em andamento para a ampliação ou readequação das linhas. E questiona se o atual modelo é suficiente para atender, com qualidade e eficiência, toda a população, e, caso não seja, quais providências estão sendo tomadas.
Nas redes sociais, moradores desses bairros já vinham manifestando frustração com a falta de transporte, muitas vezes recorrendo a aplicativos de mobilidade ou dependendo de caronas para garantir o mínimo de deslocamento diário.
Moradores dos bairros se manifestam de forma contundente sobre as dificuldades enfrentadas com o transporte público. Muitos dependem exclusivamente dos ônibus para trabalhar, estudar ou acessar serviços básicos e relatam situações diárias de abandono e descaso.
“Moro no Jardim dos Lagos II. Meu trabalho começa às 7h, mas faltam ônibus para eu chegar no horário. Já cheguei atrasada no serviço porque simplesmente demora pra eu conseguir ônibus”, relata a auxiliar administrativo Jéssica Oliveira, de 34 anos.
A insatisfação com o transporte público em Nova Odessa tem aumentado também entre os usuários da linha que faz o itinerário do Centro ao Parque Residencial Klavin. Moradores relatam que a demora para a passagem dos ônibus chega a até uma hora, tornando a rotina diária um verdadeiro desafio.
“O transporte público de Nova Odessa está ruim, os ônibus demoram demais, chego a esperar uma hora ou até mais tem vezes”, afirmou a idosa Helena, de 71 anos, moradora do Jardim Éden.
OUTRO LADO
A Diretoria de Mobilidade promove atualmente uma pesquisa online de qualidade e satisfação dos usuários do Transporte Público Coletivo Urbano da cidade, composto pelas linhas “municipais” – aquelas que circulam apenas dentro do próprio território da cidade. A pesquisa está disponível no link https://novaodessa.sp.gov.br/pesquisa-de-qualidade-e-satisfacao-do-transporte-publico-de-nova-odessa.
Os resultados do levantamento serão utilizados para planejar e propor melhorias e aprimoramentos do sistema como um todo.
Lembrando que o sistema de Transporte Coletivo Urbano (Municipal) é composto por cinco linhas, realizadas por cinco veículos modernizados em 2022, que transportam diariamente uma média de mil passageiros. A “passagem” é subsidiada pela Prefeitura, que “paga” uma parte do valor da tarifa. Por isso, o usuário só paga R$ 3,00 nas catracas.
O sistema municipal é operado pela concessionária MoV Nova Odessa (antiga Rápido Sumaré). Os veículos atuais possuem ar-condicionado, elevador para cadeirantes e deficientes, poltronas estofadas, sistema de GPS, piso antiderrapante, câmeras internas de segurança e catracas eletrônicas.
Através do link https://movnovaodessa.com.br/, as pessoas podem acessar uma loja virtual para compra de créditos, informações sobre os tipos e como usar os cartões, itinerários, horários e também da concessionária. Já as linhas, itinerários e horários podem ser consultados diretamente em https://movnovaodessa.com.br/linhas-horarios/.