in

Saúde da Prefeitura de Nova Odessa inicia aplicação da segunda dose de reforço nos idosos de 80 anos ou mais

saude-da-prefeitura-de-nova-odessa-inicia-aplicacao-da-segunda-dose-de-reforco-nos-idosos-de-80-anos-ou-mais-jno

A Rede Municipal de Saúde de Nova Odessa iniciou nesta segunda-feira (21/03) a imunização dos idosos de 80 anos ou mais com o segundo reforço das vacinas contra a Covid-19. Até então, a aplicação da “D4” só havia sido autorizada pelos Planos Nacional e Estadual de Imunização para pacientes imunossuprimidos. O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, nas sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. O idoso deve ter tomado o primeiro reforço há 4 meses ou mais para poder receber a nova dose.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Paula Mestriner, o início da aplicação do segundo reforço nos idosos só foi possível graças à edição pelo Estado, na última sexta-feira à tarde, de uma atualização do Documento Técnico da Campanha de Imunização Contra o Novo Coronavírus.

“Assim, desde a manhã desta segunda, as nossas UBSs já estão atendendo os idosos com 80 anos ou mais elegíveis para tomarem a segunda dose adicional, com a vacina disponível na respectiva Unidade Básica”, explicou a enfermeira.

Para receber o segundo reforço, o idoso ou seu acompanhante responsável devem apresentar o CPF e os cartões das vacinas anteriores, que serão consultados pela equipe da respectiva Sala de Vacinação. Não é necessário agendamento prévio. Já os idosos acamados e internos de ILPIs (Instituições de Longa Permanência) terão sua “D4” agendada pelas equipes das respectivas UBS que atendem a cada região da cidade.

“Agora, além dos imunossuprimidos, os idosos com 80 anos ou mais, com no mínimo 4 meses da primeira dose adicional (D3), poderão receber a segunda dose adicional na UBS mais próxima de sua residência. Para receber a vacina, é só procurar a Unidade Básica com CPF e carteira de vacina”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini.

 

VACINÔMETRO

Segundo o “Vacinômetro” online disponível no site da Prefeitura de Nova Odessa (em http://www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/painel.html), a cidade já aplicou 122.513 doses das vacinas contra a Covid-19 disponíveis desde o início da campanha de imunização, no final de janeiro de 2021.

Já são 85,58% da população total com ao menos uma dose da vacina (o equivalente a 99,08% da população elegível, com 5 anos ou mais), além de 93,49% da população com 12 anos ou mais com esquema vacinal completo, e 54,39% da população com 18 anos ou mais com o primeiro reforço.

Nova Odessa registra também 9.129 casos positivos de Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020, com 257 moradores levados a óbito pela doença. No momento, não há moradores de Nova Odessa internados por causa do novo coronavírus.