in

Rua Azil Martins se torna verdadeiro lixão e uma das áreas mais sujas de Nova Odessa

Via pública é hoje um dos principais pontos de descarte irregular da cidade, causando transtornos aos moradores; ‘é um absurdo o que fazem aqui. Esse lixo vai crescendo a cada semana, e ninguém toma providência’, diz popular

rua-azil-martins-se-torna-verdadeiro-lixao-e-uma-das-areas-mais-sujas-de-nova-odessa-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

A Rua Azil Martins, importante via que conecta o Centro de Nova Odessa ao Jardim São Jorge, está sendo tomada pelo lixo e pelo entulho, se transformando em um verdadeiro lixão. Moradores e motoristas que passam diariamente pelo local relatam que a situação da via piorou drasticamente nos últimos meses, com o acúmulo de restos de construção, lixo doméstico e outros resíduos espalhados por suas margens.
A rua é hoje um dos principais pontos de descarte irregular da cidade, causando transtornos aos moradores da região. “É um absurdo o que fazem aqui. Esse lixo vai crescendo a cada semana, e ninguém toma providência”, comentou o motorista João de Andrade, que passa com frequência pela via.
Ao longo das margens da Rua Azil Martins, o cenário é de completo descaso. Entulhos de obras, pedaços de móveis abandonados e sacos plásticos com resíduos se acumulam, criando uma paisagem de degradação.
Moradores apontam que o lixo não é gerado somente localmente, mas também é descartado por pessoas de outras regiões que usam a rua como ponto de despejo, aproveitando a fiscalização deficitária.
Com lixo acumulado, a área se torna atrativa para ratos, baratas e até mesmo animais de maior porte, que frequentemente vasculham lixo em busca de restos de comida. Tal acúmulo irregular pode ser um foco de doenças e coloca em risco a saúde dos moradores.
A situação da Rua Azil Martins já foi alvo de reclamações. Contudo, a resposta das autoridades tem sido insuficiente. Apesar de algumas operações pontuais de limpeza, o lixo e o entulho voltam a aparecer rapidamente. “Não adianta limpar uma vez e esquecer o problema. Precisamos de fiscalização e de alternativas para que a população tenha onde descartar seu lixo de forma correta e precisa multar quem pratica esse crime ambiental”, afirmou Maria Helena Domingos, moradora que também passa diariamente pelo local.

LOPES IGLESIAS
Nesta semana, o JNO mostrou também a situação de uma área verde localizada na Rua José Maria Bellinate, no Parque Residencial Francisco Lopes Iglesias. A região é mais uma que sofre com o acúmulo de lixo e focos de incêndio, ameaçando o bem-estar dos moradores.
Procurada, a Prefeitura de Nova Odessa não se manifestou sobre o problema.