Paulo Medina
redacao@jno.com.br
O número de assaltos em Nova Odessa registrou alta de 233% no mês de setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023. Dados da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) mostram que, enquanto em setembro do ano passado houve três roubos gerais na cidade, este ano o número chegou a dez ocorrências. Com esses novos registros, apenas o mês de setembro concentra 17% dos assaltos ocorridos no município em 2024. Nova Odessa está na contramão da média estadual para o mês, que contabilizou redução de 20,5% nos roubos gerais.
Segundo as estatísticas oficiais, em todo o ano passado, Nova Odessa registrou 76 roubos, e até setembro deste ano, o número já chegou a 59.
Além dos assaltos comuns, a cidade também tem contabilizado roubos de carga. Em setembro, ocorreu um roubo de carga na cidade, ao passo que no mesmo mês de 2023, não houve nenhum registro. Em todo o ano passado, a cidade contabilizou 12 assaltos a cargas, e até o momento, 2024 já acumula oito ocorrências.
A sensação de insegurança tem afetado a rotina dos moradores, que relatam medo de sair de casa, principalmente à noite. Maria do Carmo, de 48 anos, moradora do Jardim Alvorada, compartilhou seu receio. “Depois das 18h, tento nem colocar mais o pé na rua. A gente sempre pensa que esses roubos acontecem longe, mas os assaltos estão aqui, perto da gente”, disse.
A moradora, que se identificou como Luciana Ferreira, vê com preocupação ataques a comércios da cidade. “Se está difícil trabalhar com tranquilidade para nós trabalhadores, para os comerciantes então é pior eu vejo”, relatou.
Com o aumento nos crimes, moradores pedem por reforços das rondas policiais e medidas de segurança pública mais efetivas.
De acordo com a SSP-SP, o balanço mensal indicou uma queda histórica no número de roubos em geral de janeiro a setembro deste ano. Os crimes foram os menores em 24 anos para o período. Os roubos em geral, que incluem os de carga e a banco, caíram 14,7% em relação a janeiro a setembro do ano passado. O índice passou de 171.635 para 146.455, que representa cerca de 25 mil roubos evitados em noves meses. Em setembro, a redução chegou a 20,5%, com 14.231 ocorrências.
OUTRO LADO
Questionada, a SSP-SP informou que “mantém constante monitoramento dos indicadores criminais na cidade e tem intensificado o policiamento e as ações de investigação em toda a região”. “Nos primeiros nove meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, os roubos e furtos em geral na cidade diminuíram 3,3% e 5,8%, respectivamente. Nesse período, as forças de segurança prenderam e apreenderam 153 infratores, além de retirarem 15 armas de fogo ilegais das ruas, o que representa um aumento de 7 apreensões em relação ao ano passado”, disse, em nota.