in

Rede de Educação da Prefeitura de Nova Odessa divulga calendário da volta às aulas 2025

No próximo dia 07 de fevereiro, acontecem as tradicionais reuniões de pais de início de ano, quando os professores e gestores apresentam às famílias o calendário e as novidades da Rede Municipal para este ano

rede-de-educacao-da-prefeitura-de-nova-odessa-divulga-calendario-da-volta-as-aulas-2025-jno

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Odessa divulgou nesta semana o calendário da volta às aulas neste ano letivo 2025. Os 5.300 alunos das 25 unidades da Rede Municipal iniciam os estudos no próximo dia 10 de fevereiro. Mas, antes, haverá o retorno dos educadores, auxiliares, professores e gestores às creches e escolas mantidas pela Prefeitura, nos dias 05 e 06 de fevereiro, em preparação para o reinício das aulas.
No próximo dia 07 de fevereiro, acontecem as tradicionais reuniões de pais de início de ano, quando os professores e gestores apresentam às famílias o calendário e as novidades da Rede Municipal para 2025. As reuniões de pais do dia 07 vão acontecer em dois períodos: às 7h30 para os responsáveis pelos alunos da manhã, e às 13h30 para os familiares de alunos da tarde.
Por fim, os primeiros dias de aula, a partir de 10 de fevereiro, serão de adaptação para os alunos. Esse período de adaptação dos alunos às novas turmas e professores é de cinco dias, no caso da Educação Infantil (alunos de 4 e 5 anos), e também de cinco dias para os alunos de 6 anos do 1º ano do Ensino Fundamental 1.

A REDE
A Prefeitura de Nova Odessa mantém 25 unidades na Rede Municipal de Educação, que atendem atualmente a cerca de 5,3 mil alunos com idades de zero a 10 anos – mais os jovens e adultos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Todos os alunos da Rede Municipal, mantida pela Prefeitura, têm direito a material escolar e didático apostilado gratuitos e merenda escolar diária altamente nutritiva, produzida por equipes do próprio Setor de Alimentação Escolar do Município. Quem precisa, conta também com transporte escolar gratuito.
Desde a retomada das aulas presenciais, em 2022, a Prefeitura investe na Educação Tecnológica (ou “Educação 4.0”). O programa prepara os alunos da Rede Municipal para o mercado de trabalho do futuro, baseado cada vez mais no digital. Para isso, 105 salas de aulas da Rede já têm lousas digitais conectadas à internet. As próprias escolas têm agora internet sem fio. Todos os alunos do Pré e Fund 1 contam com aplicativo de aulas e tarefas digitais.
Houve a aquisição recente de 245 novos computadores e notebooks, entre outros avanços. E as unidades contam desde 2024 com videomonitoramento 24h por dia e aplicativo de “Botão do Pânico” conectado diretamente à GCM (Guarda Civil Municipal).
Tudo isso reflete em ganhos enormes na qualidade do Ensino oferecido pela Prefeitura. Tanto que, em dezembro de 2024, a Rede Municipal conquistou no mês de novembro o Selo Nacional “Compromisso com a Alfabetização”, uma iniciativa do Ministério da Educação e do Governo do Estado. A cidade atingiu 95 (de 100 pontos totais) nos critérios de avaliação do SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação), sendo classificada na categoria “ouro” – a mais alta.