in

Projeto do Fundo Social da Prefeitura de Nova Odessa recupera e doa bonecas a crianças carentes

O projeto começou no ano passado, quando, a partir das doações de brinquedos ao Fundo, se destacou a grande quantidade de bonecas doadas para meninas de famílias carentes

projeto-do-fundo-social-da-prefeitura-de-nova-odessa-recupera-e-doa-bonecas-a-criancas-carentes-jno

Da Redação
redacao@jno.com.br

O Fundo Social de Solidariedade e a Diretoria de Gestão Social e Cidadania da Prefeitura de Nova Odessa continuaram, em 2023, com o projeto de doação de bonecas para crianças carentes da cidade. A ação conta com ajuda de voluntários e idosos participantes do Programa da Melhor Idade do Município.
O projeto começou no ano passado, quando, a partir das doações de brinquedos ao Fundo, se destacou a grande quantidade de bonecas doadas para meninas de famílias carentes novaodessenses. Com isso, a equipe voluntária que atua no Fundo Social teve a ideia de “repaginar” essas bonecas, para que elas pudessem ser doadas de volta à população em bom estado.
O processo começa com a higienização, para retirar a sujeira, como manchas de canetas ou maquiagens. Depois, as voluntárias utilizam pomadas especiais para finalizar a limpeza, e a boneca é deixada no sol. Por fim, são feitas artesanalmente roupinhas de tecido para as bonecas, que assim ficam prontas para serem doadas e ganharem uma nova família.
De acordo com a presidente voluntária do órgão municipal, Rose Miranda, “nesse ano a ideia foi também estimular o artesanato para melhorar a qualidade de vida dos idosos atendidos no nosso Espaço Melhor Idade”. “O projeto visa tanto ajudar as crianças carentes da cidade, mas também conscientizar os idosos dos benefícios do artesanato”, ressaltou.
“Iniciamos esse projeto oficialmente no ano passado e além dos voluntários, a equipe do curso de corte e costura na época precisava fazer moldes de tecidos em miniaturas, aí unimos essa necessidade e surgiu a ideia de fazermos as roupinhas. Deu muito certo, entregamos muitas bonecas pelas ruas da cidade. Fizemos muitas amizades, muitos companheiros e o melhor, muitos entenderam o verdadeiro significado da solidariedade”, finalizou Rose Miranda.