in

Prefeitura nega irregularidade em túmulo do Cemitério de Nova Odessa

A direção do Cemitério Municipal de Nova Odessa divulgou uma nota em que fala que tomou conhecimento da suposta situação de túmulo aberto através do jornal e foi averiguar o caso.

cetesb-esta-na-fase-final-de-avaliacao-que-pode-interditar-cemiterio-de-no-jno
Cemitério de Nova Odessa-SP

A direção do Cemitério Municipal de Nova Odessa divulgou uma nota em que fala que tomou conhecimento da suposta situação de túmulo aberto através do jornal e foi averiguar o caso, “descobrindo que não há qualquer irregularidade na situação e que trata-se de uma sepultura provisória que passava pelo processo regular e periódico de exumação para reutilização”.

A Prefeitura disse que no final de fevereiro deste ano, a direção do Cemitério Municipal de Nova Odessa notificou familiares de 29 moradores da cidade sepultados no local há três anos ou mais para fazerem a regularização dos sepultamentos em local provisório. “Isto acontece periodicamente. Desta vez, todas as convocações eram referentes a sepultamentos temporários em locais cedidos na quadra 12.”

Segundo informações do Cemitério Municipal, as sepulturas temporárias são emprestadas por três anos. Após este prazo, as mesmas devem ser desocupadas. A lista dos sepultamentos incluídos neste procedimento, que ocorre periodicamente, foi publicada dia 10 de fevereiro do Diário Oficial do Município, em “https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_183_0_1_10022025173542.pdf.” As famílias convocadas tinham prazo até o dia 10 de março para comparecerem ao Cemitério e adquirirem um columbário”.

O servidor Donizeti de Jesus Sando, que trabalha há 20 anos no Cemitério, disse que após este prazo, se não houve manifestação dos familiares, os respectivos restos mortais começariam a ser exumados, de acordo com a Lei Municipal nº 1.387, de 1993, e os despojos mortais transferidos para o Ossário Público Municipal.

A Prefeitura falou que a atual gestão municipal vem, desde 2021, estudando o possível interesse de investidores privados, através de um eventual Chamamento Público, na instalação de um novo cemitério em Nova Odessa e que o histórico espaço recebe manutenção interna e externa constante.

NOTA DO PREFEITO
A Prefeitura disse também que ao contrário do que foi divulgado, o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) jamais “violou uma sepultura no Cemitério Municipal”.

“Como divulgado à época do ocorrido, enquanto autoridade máxima do Município, o prefeito Cláudio Schooder esteve no Cemitério Municipal no início da noite do dia 05 de agosto de 2024 para averiguar uma denúncia de que uma sepultura havia sido supostamente violada por terceiros desconhecidos – o que acabou se mostrando verdadeiro. Primeiramente, é importantíssimo esclarecer que não se tratava de um túmulo propriamente dito, mas de uma sepultura no estilo “gaveta” que não estava sendo utilizada no momento, portanto não havia nenhum sepultamento (nenhum “corpo”) em seu interior na ocasião. Era uma gaveta vazia. De fato, o prefeito recebeu na ocasião uma denúncia de que uma ou mais sepulturas haviam sido violadas no Cemitério Municipal. Como autoridade máxima municipal, ele convocou um funcionário para abrir o portão do Cemitério e foi averiguar a denúncia. Chegando lá, eles realmente encontram uma sepultura com a portinhola aberta e com materiais diversos inseridos em seu interior, como velas, um crânio de bovino e uma foto da família do prefeito. A equipe providenciou então a remoção e destinação adequada dos objetos, deixando a sepultura novamente limpa, fechada e em condições de (eventual) utilização, quando necessário. Como seria impossível identificar quem colocou os objetos no interior da gaveta, o caso foi encerrado com a limpeza e fechamento do local”, afirma nota da Prefeitura.