in

Prefeitura diz que PA do Alvorada tem pediatra até 19h, mas deixou criança sem atendimento às 18h30

Após reportagem, moradores afirmam que ‘saúde de Nova Odessa pede socorro’; populares relatam que já passaram pela mesma experiência na unidade, com médicos encerrando atendimento antes do horário

prefeitura-diz-que-pa-do-alvorada-tem-pediatra-ate-19h-mas-deixou-crianca-sem-atendimento-as-18h30-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

Depois de reportagem do Jornal de Nova Odessa mostrando o drama de um pai que não conseguiu atendimento para seu filho de 7 anos no PA (Pronto Atendimento) do Jardim Alvorada, a Prefeitura de Nova Odessa disse que a unidade tem pediatra disponível de segunda-feira a domingo, “das 7h às 19h”. O filho de Magno Rabesquini, porém, ficou sem atendimento no domingo, ao chegar às 18h30 no PA. O morador foi obrigado a ficar na calçada com o filho com 40 graus de febre no colo enquanto aguardava o Uber para ir ao Hospital Municipal. O caso gerou reações de moradores, indignados com a situação.
“A placa do PA mostra que o atendimento é todos os dias, das 7h às 19h. Cheguei lá mais ou menos umas 18h30, não tinha médico mais, o médico já tinha ido embora, só tinha os funcionários, que me informaram que não tinha mais atendimento, já tinha encerrado. Se é das 7h às 19h, então teve alguma coisa errada, né? O médico não está cumprindo com uma jornada de trabalho”, afirmou Rabesquini ao JNO, criticando a falta de atendimento.
Na internet, moradores reagiram. Marco Almeida disse que “a saúde de Nova Odessa pede socorro”. “Lamentável esta administração”, afirmou. Silvio Ferreira classificou o caso como “gravíssimo”. “Saúde em Nova Odessa está péssima nessa gestão, prefeito e secretários muito ruins”. Maria Ladeira afirmou que “isso é caso de polícia”.
Lucival Pavin disse ter passado pela mesma experiência no PA. “Isso é verdade mesmo, semana passada cheguei às 18h40, disseram que já tinham encerrado o atendimento, eu disse que o atendimento é até 19 horas, mas já encerraram”. “Ai não tive outra alternativa, fui pro hospital”, relatou.
Segundo a Prefeitura, o Pronto Atendimento conta com médicos clínicos gerais, pediatras e equipe de enfermagem, e atende todos os casos de urgência de “portas abertas”.
“A Secretaria Municipal de Saúde colocou este ‘posto avançado’ de pronto atendimento para melhorar e agilizar o atendimento da população novaodessense, desafogando especialmente o Pronto Socorro do Hospital Municipal”, afirma a Prefeitura após a criança ficar sem atendimento no PA.
“Desde abril de 2024, o PA Alvorada passou a oferecer também atendimento pediátrico. Isto porque, desde então, a unidade passou a contar com uma médica pediatra diariamente, de segunda-feira a domingo, das 7h às 19h”, alega a Prefeitura.