A Prefeitura de Nova Odessa, por meio do Departamento de Mobilidade Urbana, Transporte e Trânsito, realizou nesta sexta-feira (03/02), em frente ao Paço Municipal, a vistoria da frota que integra o Programa Municipal de Transporte Escolar Gratuito, que é custeado pelo Município. Ao todo, são 30 veículos, entre ônibus, micro-ônibus e vans, incluindo os veículos adaptados para cadeirantes e alunos da Apae, da Lazer Transportes Ltda – empresa terceirizada do Transporte Escolar Municipal e Estadual. As aulas na Rede Municipal começam nesta segunda-feira, dia 06 de fevereiro, para os 5,6 mil alunos das 25 creches, pré-escolas e escolas do Ensino Fundamental 1 mantidas pela Prefeitura.
De acordo com o gestor de Mobilidade Urbana da Prefeitura, André Gazzetta, mais de 10 itens de segurança que são vistoriados a cada fiscalização prévia. “Além da vistoria exigida pelo órgão competente, o Detran-SP, nós fazemos a nossa, parte visando garantir ainda mais a segurança dos nossos alunos”, destacou o gestor.
Constam da checagem a documentação do veículo e dos motoristas, bancos, cinto de segurança, extintor, iluminação dianteira/traseira/interna, pneus, tacógrafo, vidros, limpador de para-brisa, capacidade do veículo, álcool em gel, aviso para uso de máscaras e a autorização escolar.
Em Nova Odessa, o Transporte Escolar realiza duas vistorias por ano, uma em cada semestre. “Esse cuidado é fundamental para que tenhamos sempre veículos em ótimas condições de uso e de segurança aos alunos”, completou Gazzetta.
A empresa responsável também é obrigada a apresentar a documentação de todos os veículos junto ao Setor de Transportes, bem como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dos motoristas e de curso específico para transporte escolar, uma exigência do Código Brasileiro de Trânsito.
O transporte escolar, que opera diferentes linhas em Nova Odessa, transporta os alunos da rede municipal e estadual de ensino, incluindo os residentes em áreas rurais do município, Fazenda Velha, Pós-Anhanguera, Acapulco, Chácaras Recreio, entre outros.
Todos os itens de segurança elencados na resolução do Contran e do Transporte Escolar são verificados durante a vistoria, e além da municipal, os veículos passam por outras três do Detran, totalizando 4 vistorias/ano em cada veículo.
“Todos os veículos operam nas rotas municipais e estaduais. São cinco vans, cinco micros e o restante é ônibus, lembrando que temos os carros adaptados para cadeirantes, que é o transporte da Apae, por exemplo; e temos um carro específico para atender a um aluno da Rede Estadual (Jardim Eneides para o Thiene), enfim atendemos todo o município”, disse o proprietário da empresa, Endrius Ricardo Bortolozo da Silva.