A Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria do Meio Ambiente, elaborou uma programação a ser realizada durante todo o mês de junho, em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 05 de junho). Faz parte desta programação a realização de algumas “lives” (transmissões ao vivo via internet), que vão abordar temas mais pertinentes que chegam ao setor.
As transmissões começam nesta terça-feira (14/05) e podem ser acompanhadas pelo Facebook da Prefeitura (@prefeituradenovaodessa). As pessoas poderão inclusive interagir com os palestrantes, fazendo perguntas.
A primeira delas acontece no dia 14 de junho, terça-feira, às 10h, com o tema “A Importância da Água”. Nessa transmissão ao vivo, Daniela Fávaro, diretora do Meio Ambiente aborda o tema com o diretor técnico da Coden, engenheiro Rean Sobrinho.
De acordo com Daniela, os temas escolhidos são alguns dos mais críticos, que as pessoas mais buscam informação no setor. Sobre o tema que trata da água, explicou que estamos em um período de estiagem muito grande e paralelo a isso vem as queimadas, pois isso a necessidade de enfatizar o uso racional e cuidados para evitar queimadas.
“As pessoas acham que se chove um dia podem utilizar mais água e não é assim. Já faz alguns anos que não tem racionamento em Nova Odessa e chamar a Coden para conversar um pouco sobre a importância do uso consciente da água é reforçar conceitos e a população precisa disso, é um trabalho contínuo. O objetivo é diminuir os gastos desnecessários e preservar, assim estamos educando a população. E vamos falar um pouco também sobre o que a Coden está fazendo em relação a este serviço no município”, acrescentou.
No dia seguinte, na quarta-feira dia 15, no mesmo horário, o assunto é sobre Dengue, uma alerta. Daniela Fávaro conversa com Ana Paula Ribeiro, agente da Zoonoses e Paula Faciulli, coordenadora da Zoonoses.
“O tópico Dengue é demasiadamente importante, estamos com pandemia de Covid e as pessoas esquecem que a Dengue também mata. Vivemos um período de estiagem, mas com duas ou três chuvas, que ocorrem esporadicamente, os quintais ficam lotados de larvas e consequentemente aumenta o número de pessoas doentes, o que sobrecarrega a saúde pública, além da falta de funcionários nas empresas por estarem doentes, uma série de coisas que poderia não ter”, reforçou.
Tem ainda uma live programada para o dia 21 de junho, também às 10h. Neste dia, a diretora do Meio Ambiente tratará sobre “Arborização Urbana” com representantes da CPFL, Marcos Pulini, coordenador de operações de campo e Talita Pinotti, consultora de relacionamentos. O objetivo é esclarecer sobre podas, supressões arbóreas, forma correta da poda e outras questões que competem a empresa.
“Eu sempre digo que o Meio Ambiente precisa ser cuidado diariamente, a todo instante, são pequenas ações que contribuem para a preservação. O plantio de mudas de árvores com as crianças é uma delas, trabalhamos a conscientização. As lives atingem outro público, tem outro alcance, trazem orientações de como as pessoas podem contribuir”, afirmou Daniela.