in

Prefeitura constrói sepulturas em corredores do cemitério

Imagens feitas por frequentadores do campo santo circularam pelas redes sociais nesta semana e levaram vereador Wagner Morais a cobrar explicações da Secretaria de Obras sobre as intervenções no local

prefeitura-constroi-sepulturas-em-corredores-do-cemiterio-jno

Frequentadores do Cemitério Municipal de Nova Odessa estão reclamando do fato de a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, ter construído diversas sepulturas em corredores utilizados até então para a passagem de veículos funerários e cortejos. Imagens dos novos jazigos, que ficam acima do solo, foram encaminhadas à redação do Jornal de Nova Odessa e pararam nas redes sociais nesta semana, levando o vereador Wagner Morais a cobrar explicações da Administração através de requerimento.

“Eu estive no cemitério nesta semana para visitar o túmulo da minha mãe e fiquei surpresa quando vi essas sepulturas construídas bem no corredor onde a gente passa e também passavam o carrinho com o caixão. E não é só a questão do espaçamento, mas, pelo que eu vi, os jazigos foram construídos um em cima do outro e não abaixo do solo, o que seria o correto ou não? Achei muito, muito estranho mesmo”, disse a moradora que encaminhou as fotos para o JNO e pediu para não ser identificada.

O assunto também chegou ao conhecimento do vereador Wagner Morais (PSDB), que apresentou um requerimento cobrando informações da Prefeitura sobre as sepulturas construídas nos corredores do cemitério. No documento, Morais ressalta a necessidade de ampliação do cemitério ou a construção de um novo campo santo na cidade, mas “não a criação de sepulturas com andares acima do solo, onde anteriormente existia corredor para passagem de veículos autorizados”.

No requerimento, o vereador solicita informações como o nome do engenheiro responsável pelo projeto de implantação de sepulturas com andares acima do solo e pede o encaminhamento do processo administrativo objeto da obra em questão. Além disso, o parlamentar quer saber qual foi o resultado do estudo realizado pela prefeitura para a criação de um novo cemitério na cidade, qual a capacidade atual do campo santo, quantas sepulturas estão ocupadas e quantas estão livres.

 

OUTRO LADO. A reportagem do JNO vinha buscando, desde quarta-feira, um posicionamento da prefeitura sobre as novas sepulturas. Somente ontem, no início da noite, a prefeitura encaminhou uma nota onde argumenta que as construções não estão “nos corredores”. “Trata-se na verdade das primeiras unidades do novo modelo de sepultura vertical, um novo sistema moderno e ambientalmente correto que está sendo adotado como forma de expandir a vida útil do Cemitério Municipal enquanto viabiliza-se um novo cemitério na cidade”, afirma a prefeitura.