O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) apresentou nesta terça-feira (31/01) ao novo comandante do Corpo de Bombeiros de Americana, capitão João Paulo Laso, as obras finais de preparação da nova base provisória do Corpo de Bombeiros da PM (Polícia Militar) do Estado de São Paulo em Nova Odessa. O prédio fica na Avenida São Gonçalo, nº 2.003, altura do Jardim Santa Rita, e foi locado pela Prefeitura até o término da construção da sede própria para a corporação, na Avenida João Pessoa, no Centro – cuja licitação deve ocorrer em breve.
Eles estavam acompanhados dos vereadores Professor Antonio e Oseias Jorge, do secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, e do 1º tenente Élio Douglas Marcolino Lima – provável comandante da base de Nova Odessa.
“Estamos acompanhando agora essa adaptação das novas instalações do Corpo de bombeiros em Nova Odessa. Estamos acertando tudo na ‘casa nova’ e, se tudo der certo, em março a gente já consegue colocar ‘para rodar’ a base do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo aqui na cidade”, afirmou capitão Laso.
Segundo Laso, que é comandante do 2º Subgrupamento dos Bombeiros na região (Americana, Santa Bárbara d’Oeste e, agora, também da base de Nova Odessa), “estamos fazendo um trabalho junto ao comando do 16º Grupamento de Bombeiros do Interior juntamente e do comando geral em São Paulo, e nossa ideia é trazer 14 homens de efetivo para Nova Odessa, para operar o caminhão motobomba e uma unidade de resgate aqui nesse ‘quartel’”.
“Teremos aqui os equipamentos padrão do Corpo de Bombeiros em todo o Estado, como desencarcerador para ocorrências de presos em ferragens, caminhão autobomba para situações de incêndios em área urbana ou queimada em vegetação, unidade de resgate com atendimento pré-hospitalar para vítimas de acidentes de trânsito, vítimas de traumas e queimaduras”, completou capitão Laso.
Para Leitinho, ao lado da nova unidade do Poupatempo (cujo prédio também está em fase final de obras de adequação), a base dos Bombeiros “simboliza a emancipação definitiva de Nova Odessa, que agora vai ter todos os órgãos públicos essenciais para o funcionamento de um município” de porte semelhante. “Estamos deixando em ordem para que os policiais militares do Corpo de Bombeiros sejam bem acolhidos em Nova Odessa”, afirmou o prefeito recentemente.
Todas as tratativas foram acompanhadas pelo vereador Professor Antonio. Na viabilização do convênio, atuaram o ex-comandante do 16º Grupamento, tenente-coronel Harley Washington Ferreira (já aposentado), o atual comandante, major Kleber Moura de Oliveira, o então subcomandante, capitão Bruno César Penna Gobbo, e o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti.
O Corpo de Bombeiros da PM em Nova Odessa contará com um caminhão autobomba e uma viatura de resgate, além de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e equipamentos eletrônicos, que custaram cerca de R$ 2,1 milhões. O efetivo será de 14 profissionais militares, cujos salários e benefícios também vão ser pagos pelo Estado, enquanto a Prefeitura vai arcar com os custos mensais da base, como água, luz e telefone.
Atualmente, Nova Odessa conta com a Associação dos Bombeiros Civis Voluntários, com equipes para resgate e remoção de feridos leves. Casos mais graves, no entanto, demandam o acionamento da corporação estadual, cujas unidades mais próximas ficam sediadas em Americana e Santa Bárbara d’Oeste.