Paulo Medina
redacao@jno.com.br
A Praça Dr. Cezar Souza Ladeia, localizada na região do Jardim Santa Rita, em Nova Odessa, está repleta de lixo. O local, que deveria ser um espaço exclusivamente de lazer e convivência para os moradores da região, está coberto por resíduos, motivo de reclamações da população.
Resíduos plásticos, restos de alimentos, garrafas e outros tipos de lixo estão espalhados às margens da praça, o que causa indignação entre os frequentadores e moradores do entorno. “A praça, que antes era um lugar de encontro para famílias e crianças, hoje está suja e mal cuidada. Até os contêineres de lixo estão cheios, é ruim ver um espaço público nesse estado”, desabafou uma moradora, identificada como Márcia de Oliveira.
A vizinhança cobra a Prefeitura de Nova Odessa pela limpeza do local. Até o momento, nenhuma ação concreta foi tomada para resolver o problema. “Não é só uma questão de limpeza, é sobre dignidade viu. A praça é um patrimônio do nosso bairro e o poder público precisa zelar por ela”, afirmou.
A praça Dr. Cezar Souza Ladeia é uma área importante para o Jardim Santa Rita e arredores, sendo um dos poucos espaços verdes acessíveis ao público na região. A falta de cuidado pode afastar as famílias que frequentam o local e provocar a proliferação de insetos e roedores no bairro.
Moradores aguardam uma resposta do poder público. Eles pedem que a administração municipal tome providências rápidas, devolvendo a eles um espaço “limpo”.
Até o momento, a Prefeitura de Nova Odessa não se manifestou sobre a situação.
Além da região do Santa Rita, outros bairros acumulam sujeira. Na semana passada, o JNO mostrou a situação no Jardim São Manoel e no Residencial Jardim Fibra.
No São Manoel, a situação da Rua José Casassa, tem causado a sensação de abandono e falta de fiscalização por parte da Prefeitura. Nas margens da via há uma erosão e o acúmulo de sujeira, especialmente nas proximidades da escola municipal e de uma creche ao entorno
No Residencial Jardim Fibra, há sujeira e entulho nas ruas. O bairro, local de moradias populares, lida com um problema crescente de lixo espalhado pelas vias públicas.
Resíduos de construção, móveis velhos e restos de poda são vistos nas calçadas e áreas públicas. O problema, segundo os moradores, tem se intensificado nas últimas semanas, sem que haja uma ação efetiva por parte da Prefeitura.