Três filhotes de macaco-prego foram resgatados pela Polícia Militar Rodoviária (PMR) na noite desta quinta-feira (7), durante uma operação na Rodovia Anhanguera (SP-330), em Nova Odessa. Os animais eram transportados dentro de um carro e, segundo a polícia, seriam vendidos ilegalmente em uma feira de São Paulo.
A abordagem ocorreu por volta das 22h, na praça de pedágio do km 127. Os policiais pararam um Ford EcoSport ocupado por dois homens. Inicialmente, nada de ilícito foi encontrado com eles, mas, ao revistar o veículo, os agentes localizaram uma bolsa contendo os três filhotes desacordados.
De acordo com o boletim de ocorrência, os suspeitos — de 34 e 56 anos — admitiram que haviam capturado os macacos em uma área de mata de Ibitinga e pretendiam vendê-los por cerca de R$ 500 cada. Eles ainda confessaram ter dopado os animais oferecendo bananas embebidas em cachaça, para mantê-los imóveis durante o transporte.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada e aplicou multas que somam R$ 48 mil, valor dividido entre os dois envolvidos. Ambos foram levados à Delegacia de Nova Odessa, onde prestaram depoimento e foram liberados, mas responderão em liberdade pelo crime de maus-tratos a animais.
Os filhotes foram encaminhados ao Instituto Belas Aves, em Limeira, para receber cuidados veterinários. Já o veículo usado no transporte foi apreendido e levado ao pátio.
O caso será investigado, e os acusados deverão comparecer em juízo.