in

Pessoas surdas terão acesso a intérpretes de Libras on-line para a votação em Nova Odessa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo explicou que serviço de videochamada em tempo real com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais estará disponível para o dia da votação, em 6 de outubro

pessoas-surdas-terao-acesso-a-interpretes-de-libras-on-line-para-a-votacao-em-nova-odessa-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

Eleitores surdos ou com deficiência auditiva em Nova Odessa vão contar com o auxílio da Central de Interpretação de Libras para nestas eleições municipais 2024. O serviço permitirá que a pessoa surda ou com deficiência auditiva faça videochamada, em tempo real, com um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para tirar dúvidas sobre localização de seções, documentos válidos para votar e outras informações para a votação. O objetivo é reduzir as barreiras que possam impedir o exercício do voto e garantir atendimento inclusivo e acessível ao eleitorado. Nova Odessa registra atualmente 367 eleitores com algum tipo de deficiência aptos a votar neste ano.
O acordo de cooperação técnica para a utilização da central no pleito de outubro foi firmado, nesta quarta (21), entre o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), e a Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A medida será disponibilizada para eleitores com deficiência auditiva de todo Estado. A secretaria é responsável pela gestão da ferramenta, que integra o programa “São Paulo São Libras”. Atualmente, São Paulo tem 445.464 eleitores com algum tipo de deficiência. Desses, 25.096 declararam ter deficiência auditiva.
Desde 2020, o serviço de intermediação por Libras é oferecido nas eleições. No entanto, apenas o eleitorado da capital tinha acesso à ferramenta por meio do aplicativo CIL-SMPED, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que continuará funcionando normalmente nas Eleições 2024. Com o novo acordo com o governo, a Central de Interpretação de Libras do Estado vai atender todos os municípios do interior.
No dia da votação, haverá cartazes nos locais de urna informando sobre a disponibilidade do serviço, com o respectivo QR-Code para baixá-lo no celular, bem como a divulgação do website para acesso direto, sem necessidade de instalação do aplicativo.
A capacitação dos operadores para atendimento ao eleitorado será realizada pela Seção de Gestão de Acessibilidade e Inclusão (Seacess) do TRE-SP. A Justiça Eleitoral paulista ainda contará com a colaboração de voluntários com conhecimento na Língua Brasileira de Sinais que atuarão na função de apoio logístico no dia do pleito para orientar o eleitorado nos locais de votação.