in

Pacientes cobram troca das cadeiras de espera da UBS do Jardim Alvorada, em Nova Odessa

Usuários do SUS que frequentam a UBS relataram que as cadeiras estão com estruturas desgastadas, tornando a espera desconfortável para a população; unidade de saúde já foi alvo de outras reclamações recentes

pacientes-cobram-troca-das-cadeiras-de-espera-da-ubs-do-jardim-alvorada-em-nova-odessa-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Alvorada, em Nova Odessa, registra um problema que afeta diretamente o conforto dos pacientes: as cadeiras de espera estão em estado visivelmente ruim, com sinais de desgaste significativo. A situação tem causado desconforto e insatisfação entre os pacientes que utilizam o serviço de saúde. Muitos deles passam longos períodos aguardando atendimento em assentos que já não oferecem as mínimas condições de uso.
Pacientes que frequentam a UBS relataram que as cadeiras estão com estruturas desgastadas, tornando a espera desconfortável. O estado dos assentos é ainda mais complicado para idosos, gestantes e pessoas com problemas de mobilidade enquanto aguardam pelo atendimento médico.
Um paciente que utiliza a UBS relatou a frustração que sente. “Já não basta a espera ser longa, ainda temos que ficar em cadeiras desconfortáveis, que podem machucar. Isso não deveria acontecer em um local de atendimento à saúde. Merecemos mais respeito”, disse um morador que pediu para não ser identificado.
A troca das cadeiras é vista como uma medida simples, mas fundamental para melhorar a qualidade do atendimento e proporcionar maior bem-estar aos usuários da unidade.
A UBS do Jardim Alvorada foi alvo de reclamações recentes também pela falta de materiais básicos para atendimento, como ausência de álcool em gel, sabonete, papel no banheiro e até mesmo a falta de uma régua para medir a estatura das crianças.
Gerusa Ribeiro, uma moradora que levou seu filho de oito anos para uma consulta pediátrica na UBS, denunciou os problemas.
Além da falta de itens básicos de higiene, Gerusa também destacou a precariedade dos equipamentos utilizados durante a consulta. A régua usada para medir crianças estava quebrada.
Ainda na unidade, a Prefeitura de Nova Odessa reduziu o horário de atendimento. A medida ocorreu depois de discussões intensas em salas da Prefeitura sobre cortes em serviços públicos. A UBS 5 funcionava até às 22h, com fechamento dos portões às 21h. Agora, a UBS 5 funciona até às 19h, com fechamento dos portões às 18h. A abertura é às 7h.
Os pacientes cobram melhorias na manutenção da UBS 5. Procurada, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa ainda não se pronunciou sobre a troca de cadeiras antigas por assentos novos.