in

Sobre os “Tiradentes” de hoje e de amanhã

… a quantidade de novos profissionais da Odontologia que ingressa no mercado de trabalho anualmente chama a atenção …

Claudio Miyake
Claudio Miyake

Neste dia 21 de abril é comemorado o dia de Tiradentes, herói nacional do movimento de independência. Nascido em Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier foi dentista, o que na época resumia-se basicamente à extração de dentes e alívio da dor dos pacientes.
Mas, afinal, quem são os “Tiradentes” da atualidade? Hoje o cirurgião-dentista é fundamental para a Saúde. Ele atua nas mais diversas áreas, oferecendo tratamentos para alívio da dor e correção de funções, além de soluções estéticas e cirúrgicas diversas. Ele garante que os pacientes possam falar, mastigar e sorrir melhor. Ou seja, é de inegável importância para o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos.
Poucos sabem, mas o Brasil é o país que concentra a maior quantidade de cirurgiões-dentistas em todo o mundo. Estatísticas do fechamento da última década apontavam que o Brasil possuía cerca de 20% dos profissionais de todo o globo, com cerca de 200 mil inscritos no Conselho Federal de Odontologia. Dados do próprio CFO apontam que os números subiram de forma expressiva e hoje já somos 280 mil.
O Estado de São Paulo reúne atualmente grande parcela desse número, com cerca de 85 mil cirurgiões-dentistas inscritos. A Odontologia paulista, assim como a brasileira, destaca-se também por sua excelência. Temos o que há de mais moderno e inovador em Saúde Bucal, sendo que somos referência internacional em diversas especialidades.
Entretanto, a significativa quantidade de novos profissionais da Odontologia que ingressa no mercado de trabalho anualmente chama a atenção e é alvo de preocupação do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP). Mais cirurgiões-dentistas são necessários para que haja maior oferta de Saúde Bucal à população, mas é importante haver acompanhamento e fiscalização da formação profissional.
Justamente para buscar a formação de cirurgiões-dentistas bem preparados, o CROSP deu um passo importantíssimo e pioneiro ao aplicar o Teste de Progresso. A prova foi realizada pela primeira vez em 2017, por meio de parcerias com diversas universidades paulistas. Foram avaliados alunos, professores e instituições, sendo que os resultados deverão ser compilados em breve.
A ideia é de que o teste, hoje um projeto opcional, transforme-se em uma prova obrigatória que possa contribuir para a melhora contínua na qualidade do ensino ofertado aos futuros cirurgiões-dentistas.
Queremos uma Odontologia cada vez mais valorizada e moderna. Mais do que isso, queremos a formação de profissionais cada vez mais competentes no amanhã. Quem ganha é a Saúde. A maior beneficiada é a população.