in

Setembro Amarelo e a importância da autoestima no cuidado da saúde mental

puxao-de-orelha-jno

O cuidado com a autoestima é fundamental na promoção da saúde mental, tema em evidência na campanha Setembro Amarelo. Há tempos o conceito de saúde não se restringe somente à falta de uma doença: abrange o bem-estar social, físico e mental. A relação que temos com a nossa imagem é fator importante para o equilíbrio mental.

A forma como nos enxergamos diz muito sobre o estado da nossa autoestima. E vai além do que pensamos ao nos olharmos no espelho. A autoestima é a maneira como nos avaliamos. É o valor que a pessoa dá a si mesmo, às suas crenças e ações e está ligada a variáveis que afetam diretamente o bem-estar psicológico.

Uma pessoa com baixa autoestima tem mais chances de se sentir inferior, podendo até sofrer transtornos mais sérios que afetam a saúde mental, como compulsão alimentar, ansiedade e depressão. Dados da campanha Setembro Amarelo mostram que mais de 90% dos casos de suicídio no Brasil estão relacionados a transtornos mentais.

Trabalhar a autoaceitação, a autoconfiança, valorizar as experiências sociais e a rede de amigos são estratégicas para melhorar e fortalecer a autoestima.

Na prática, a dica é ter um tempo para você. Se cuidar, se exercitar e se olhar com mais carinho.  Pegue leve com você. Já parou para pensar que muitas vezes somos mais tolerantes com os outros do que com a gente mesmo? Que tudo no outro é mais bonito, mais perfeito?

A crença de que o outro é sempre melhor fica evidente em pacientes que chegam ao consultório em busca de procedimentos estéticos e até mesmo cirurgia plástica para ficar com o nariz, boca ou rosto igual a determinado artista. A insatisfação pessoal leva a ilusão de que a plástica poderá mudar e resolver tudo. E não é bem assim.

É fato que a cirurgia plástica é uma grande aliada no resgate da autoestima da maior parte dos pacientes. Tanto que ela atende não apenas os casos estéticos, mas também situações reparadoras, como reconstrução mamária, em casos de tratamento de câncer de mama, por exemplo. A cirurgia devolve a autoestima da maioria dos pacientes, mas nem todos os casos podem ser resolvidos com uma plástica.

Todos os dias as redes sociais com seus filtros perfeitos produzem seres plenos, irretocáveis, prontos para serem adorados e copiados. Alimentam uma cruel realidade onde nada menos que a perfeição é permitida. Uma verdadeira armadilha.

Quer fazer um favor para a sua autoestima? Pare de se comparar com os outros, foque em você e em seus pontos fortes (não apenas nos atributos físicos) e não se iluda com o padrão de beleza – nem sempre autêntico – sustentado nas redes sociais. Preservar sua autoestima é uma importante contribuição para sua saúde mental.

 

Samir Eberlin é cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e especialista em cirurgia plástica pela Associação Médica Brasileira.