in

Prioridades que salvam vidas

Quem sabe priorizar, não precisa viver apagando incêndios. Por isso, admite-se um princípio bastante simples: a administração é a arte de saber priorizar. Olhando para Nova Odessa vejo isso claramente. Com um planejamento moderno e sério, nos últimos cinco anos, a cidade desabrochou.
Há água para todos, 100% de esgoto coletado e tratado, nossas crianças possuem escola, nossos idosos são bem tratados com projetos e programas dignos de países desenvolvidos e nosso sistema de saúde atende, não somente nosso povo, mas ainda recebe demanda reprimida das cidades vizinhas castigadas pela falta de boa estrutura hospitalar.
Vejo uma Nova Odessa que ruma para a qualidade total. E se por um lado, a cidade corre para suprir as primeiras necessidades de seus cidadãos, inclusive também com habitação de interesse social que tirou quase mil famílias do aluguel, por outro é preciso entender sua prioridade.
Sejamos racionais. A maioria de nós trabalha para pagar as despesas com mínimo ou nenhum luxo, pouco ou nada de lazer, e muita, muita economia. A cidade também. Passamos por uma das piores crises econômicas da história desse país que deixou um saldo de 13 milhões de desempregados e Nova Odessa também sofreu. Redução de impostos, corte de verbas, convênios e parcerias. Isso prejudica. Impede projetos. Paralisa obras. Desacelera o crescimento.
Mas, quem faz o dever de casa, pode sair para brincar com os amigos, já dizia minha mãe. E hoje nossa pequena notável cidade pode comemorar o dever de casa feito. Apesar das sequelas da crise, a administração do prefeito Benjamim Bill e de seus colaboradores tem procurado incansavelmente proporcionar ao povo de Nova Odessa uma melhor qualidade de vida.
Não que as crises não apareçam, sabemos que os recursos orçamentários são escassos e não dá para atender todas as demandas elencadas pela população, mas não está faltando esforços e dedicação por parte desta administração.Precisamos saber reconhecer isso. Um forte abraço a todos.

 

  • Fábio Orsi, economista, pós-graduado em administração pública, coordenador e professor universitário do curso de administração das Faculdades Network.