in

O mundo moderno se desloca através dos trens

Nosso empenho é para que São Paulo possa reviver a era de ouro do transporte de passageiros.

Transporte de qualidade, econômico e sustentável, características do sistema de locomoção sobre trilhos cada vez mais valorizado nas regiões metropolitanas.
O trem de passageiros é a grande chance para que os grandes centros urbanos possam se reorganizar, voltando a ter a preferência perdida para o transporte rodoviário e que hoje acarreta tantos problemas.
Projeto do governador Geraldo Alckmin que ligará São Paulo à Campinas – Americana, o Trem Intercidades corresponde ao apelo pela agilidade no transporte coletivo utilizando energia limpa, além da segurança e qualidade em um trem de média velocidade, cerca de 160 km por hora.
Através da visão estadista do governo Alckmin, podemos confirmar a volta do transporte de passageiros sobre trilhos para outras cidades do estado onde o modal foi esquecido há mais de 40 anos.
O trajeto completo liga as quatro regiões metropolitanas que compreende Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista.
Esse é o tipo de projeto que não se faz da noite para o dia. O estudo para a viabilidade do trem está sendo realizado há algum tempo e, recentemente, através desse diagnóstico, o presidente Temer confirmou em uma reunião aonde participamos junto ao presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, em Brasília, a permissão do uso de domínio do transporte de cargas, além da inclusão do projeto do pacote de concessão federal.
Em mais um passo recentemente, conseguimos garantir o Trem Intercidades na Medida Provisória 752 que prorroga e relicita contratos do setor de transportes, na Câmara Federal, através do inciso 26, ficando assegurada a permissão de uso da faixa de domínio.
Com a volta da estrada de ferro, a previsão é atender no trecho Campinas-Americana 60 mil passageiros por dia.
Ademais, o sistema sobre trilhos é grande indutor de desenvolvimento regional, influenciando crescimento e melhorias no setor industrial, econômico e social.
Nosso empenho é para que São Paulo possa reviver a era de ouro do transporte de passageiros, não só pela nostalgia daquela época, mas por ter a certeza de que o estado estará oferecendo a melhor opção de transporte para a população.