in

Coden abre licitação para rede de água no Pós-Anhanguera

Contrato de financiamento com a Caixa Econômica foi assinado em 2020 pelo ex-prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, colocando fim à uma reivindicação de mais de 60 anos

coden-abre-licitacao-para-rede-de-agua-no-pos-anhanguera-jno
Contrato com a Caixa Econômica Federal, que garantirá a execução da obra, foi assinado em junho de 2020 pelo ex-prefeito Benjamim Bill

A Coden Ambiental lançou nesta segunda-feira edital de licitação para contratar a empresa que ficará responsável pela construção de redes de distribuição de água potável, adutora de recalque e reservatório metálico elevado na região Pós Anhanguera (Chácaras Recreio Represa, Chácaras Acapulco e Recanto Las Palmas). O contrato de financiamento com a CEF (Caixa Econômica Federal) – que possibilitará a obra – foi assinado em junho de 2020 pelo ex-prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e pelo ex-diretor-presidente da empresa de economia mista, Ricardo Ongaro, colocando fim à uma reivindicação dos 479 proprietários de imóveis daquela região que perdurava desde a década de 1960, quando os bairros foram criados, ou seja, mais de 60 anos.

Serão construídos na região do Pós-Anhanguera um reservatório com capacidade para 250 mil litros de água; uma adutora com mais de 2,5 mil metros de extensão para levar o produto até os imóveis; 11,6 mil metros de rede de distribuição e 479 ligações prediais de água, totalizando pouco mais de R$ 3,2 milhões em investimentos. Em julho de 2019, o prefeito Bill esteve em Brasília, onde se reuniu com representantes do extinto Ministério das Cidades (hoje, Ministério do Desenvolvimento Regional) para pleitear a liberação dos recursos do programa “Saneamento Para Todos”.

“Eu posso dizer, com total convicção, que essa é uma obra muito especial. Passaram-se várias administrações e a reivindicação dos moradores nunca foi atendida. Eu estive em Campinas, na Caixa Econômica, diversas vezes, participando de inúmeras reuniões e apresentando diversos projetos. Fui para Brasília, me reuni com representantes do extinto Ministério das Cidades, mostrei a eles a importância desta obra para os quase 500 proprietários de chácaras e, depois de um trabalho muito grande, assinamos o contrato que garantirá a liberação do recurso”, afirmou, na ocasião, o ex-prefeito Bill.

O Saneamento Para Todos é um programa do governo federal e que permite ao município definir se investirá no tratamento de água ou esgoto. De acordo com o contrato assinado com a Caixa, o prazo de carência é de 30 meses de carência, contados a partir da assinatura, com 240 meses para quitar o financiamento.