in

A certeza da ressurreição

A Páscoa é a celebração da ressureição de Cristo, o triunfo da graça sobre o pecado, da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte.

A Páscoa é a celebração da ressurreição de Cristo, o triunfo da graça sobre o pecado, da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte. É triunfo também da Igreja, que continua a missão de Cristo para a salvação da humanidade. E essa é a alegria e esperança de todo cristão que jamais se dá por vencido, porque tem plena certeza que é vitorioso naquele que venceu a morte.
O triunfo de Jesus é o grande sinal e certeza de nossa ressurreição e de uma imortalidade feliz. Cristo ressuscitou! Importante que participemos das celebrações da Semana Santa, a começar do Domingo de Ramos, que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dos momentos celebrativos que conduzem ao Sagrado Tríduo Pascal que se inicia com a Missa do Crisma, na manhã da Quinta-feira Santa, onde os Óleos usados nos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos são consagrados e abençoados.
Mas é na noite da Quinta-feira Santa que a comunidade se reúne para a Missa de lava-pés para repetir o gesto de Jesus que aponta para o amor e o serviço aos irmãos, no dia em que celebramos a Instituição da Santíssima Eucaristia e do Sacerdócio católico, encerrando com a Vigília Eucarística que prossegue na manhã da Sexta-feira Santa e que conduz para a Ação Litúrgica das três horas da tarde, momento do suplício de Cristo na Cruz.
Naquele momento silencioso e orante, a comunidade adora e beija a Santa Cruz de Nosso Senhor, reza por todas as intenções da humanidade e se alimenta da Eucaristia, lamentando a morte do Senhor participando da procissão do Senhor Morto e ouvindo atentamente o sermão das sete palavras.
No Sábado Santo, celebramos a “mãe de todas as vigílias”, pois esperamos a vitória do Senhor sobre a morte, abençoando o fogo novo, acendendo o Círio Pascal e nele nossas velas. A água da pia batismal é abençoada e aspergida sobre os batizados que renovam seus compromissos e recebemos a Eucaristia, na certeza de que vale a pena sofrer por amor, pois pela cruz alcançamos a luz.
Seguimos para o Domingo de Páscoa na Ressurreição de Nosso Senhor, todo domingo é uma páscoa semanal, com a mesma força e eficácia de permitir que sejamos ressuscitados aqui e agora.

Padre Pedro Leandro Ricardo
Reitor e Pároco da Basílica de Santo Antônio de Pádua de Americana.