in

Carta aos vereadores de Nova Odessa

carta-aos-vereadores-de-nova-odessa-jno

É de conhecimento de todos vocês o trabalho e a luta da AAANO em prol dos animais. São 26 anos de história na cidade de Nova Odessa. A proibição de soltura de fogos com estampido na cidade é uma medida que reivindicamos há vários anos e pela qual lutamos incansavelmente, pois nós sabemos o sofrimento que causa aos animais que tanto defendemos. Finalmente nosso pleito foi concretizado em um projeto de lei e levado a votação, porém para nossa surpresa e desapontamento, foi proposta uma emenda nesse projeto excluindo da proibição os eventos religiosos.

A AAANO de forma alguma iria compactuar com essa flexibilização da proibição, visto que aprovar uma prática que gera tanto sofrimento aos animais vai contra nossa missão e nossos ideais. Mesmo com um posicionamento a favor da proibição total da soltura de fogos com estampido, sem exceções, nossa ONG que tem como prática o respeito ao próximo e o diálogo, procurou os representantes das Paróquias da cidade para debater a temática e saber se nosso posicionamento estava ferindo as tradições religiosas. Conversamos com representantes das 05 paróquias da cidade: Paróquia do São Jorge, Paróquia do Santo Amaro e Santa Luiza, Paróquia da Matriz e Paróquia da Bakita. Todos os representantes se posicionaram favoráveis a proibição total e informaram que suas igrejas não realizam mais comemorações utilizando fogos com estampido em respeito às pessoas sensíveis ao barulho e aos animais.

As paróquias do São Jorge e Bakita inclusive assinaram carta em apoio à nossa campanha “Nova Odessa sem fogos com estampido”. Também consultamos entidades da cidade que atuam com idosos, crianças e deficientes e todas se posicionaram favoráveis à proibição total inclusive a entidade Casulo assinou a carta de apoio à nossa campanha. Realizamos um abaixo assinado que conta com mais de 1000 assinaturas contra a emenda de flexibilização da proibição. Fazemos um apelo aos nobres vereadores para que tenham a sensibilidade de compreender que a soltura de fogos com estampido não é mais uma prática aceitável, visto os danos que provoca em pessoas, animais e também no meio ambiente.

As tradições que merecem ser mantidas são aquelas que resgatam valores como o respeito, o amor, a ética e a honra. Soltura de fogos com barulho não acrescenta nada para nossa sociedade. O exemplo que queremos dar as nossas crianças é o da empatia pelo próximo e respeito aos animais. Vamos evoluir juntos para uma Nova Odessa melhor e mais consciente!!! Contamos com a colaboração de vocês.

Diretoria da AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa)