in

Agemcamp e seus objetivos

Apoiar o desenvolvimento integral, com projetos de interesse comum de todos os 20 municípios que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas), através de investimentos em programas e projetos. Esse é o principal objetivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) que, por sua relevante atuação e pelo impacto dos projetos e sua estrutura de gestão metropolitana – formada pelo Conselho de Desenvolvimento, Agemcamp e o Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento) – é reconhecida como protagonista efetiva da melhoria da qualidade de vida da população e do desenvolvimento econômico-sustentável da RMC.

Evidente que a pandemia do novo coronavírus trouxe novos e marcantes desafios econômicos e sociais aos prefeitos da Região Metropolitana de Campinas. Porém, a Agemcamp, como uma entidade importante para as administrações municipais da região, tem por obrigação contribuir para a formação da consciência sobre a necessidade de implantarmos uma gestão conjunta e integrada para a solução dos problemas metropolitanos.

O que a sociedade e os municípios da RMC esperam da Agemcamp são resultados efetivos. Junto com o Conselho de Desenvolvimento, que é presidido pelo prefeito Agemcamp e seus objetivos  Angelo Perugini, vamos retomar questões de suma importância para a Região Metropolitana de Campinas, como, por exemplo, o PDUI (Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado), que definirá as diretrizes que nortearão as atividades da RMC visando à dinamização das potencialidades e o enfrentamento dos desafios sociais e econômicos da região.

Ao mesmo tempo, não deixaremos de lado a recuperação do Ribeirão Quilombo e a Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) Regional. Tive a honra, em 2018, de presidir o Conselho de Desenvolvimento da Agemcamp e agora, como diretor-executivo, vou trabalhar na articulação e planejamento dos assuntos metropolitanos da RMC, buscando sempre o equilíbrio entre o papel político e a função técnica, instrumentalizando as relações entre o Estado e os municípios com a proposta de encontrar soluções para os problemas comuns, contudo, cada vez mais complexos, nesta nossa região economicamente muito forte e ativa.

Benjamim Bill Vieira de Souza Diretor-executivo da Agemcamp de Hortolândia,