in

Número de roubos cresce 75% em Nova Odessa no primeiro mês de 2025

Polícia afirma que combate à criminalidade na cidade e as estatísticas são permanentemente analisadas para orientar policiamento nas ruas e investigações; para reduzir os roubos, a PM tem intensificado o policiamento

numero-de-roubos-cresce-75-em-nova-odessa-no-primeiro-mes-de-2025-jno

O número de roubos em Nova Odessa aumentou no primeiro mês de 2025. De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), os casos de assalto cresceram 75% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em janeiro de 2024, foram registradas quatro ocorrências de roubo, enquanto em janeiro de 2025 esse número subiu para sete.
A quebra dos dados diz que no primeiro mês de 2025, Nova Odessa teve um roubo de carga, um roubo de veículo e cinco roubos gerais. Já no mesmo período de 2024, a cidade havia registrado um roubo de carga, dois roubos de veículo e apenas um roubo geral.
Esse crescimento tem causado receio entre moradores, que cobram uma atuação mais incisiva da Polícia Civil para investigar esses crimes e garantir maior segurança.
Moradores disseram que a prioridade das investigações policiais parece estar voltada para os casos de homicídio, deixando os roubos em segundo plano. Segundo relatos, há uma sensação de impunidade para os assaltantes, o que contribui para o aumento dos crimes.
“Nós sabemos que os homicídios precisam ser investigados, mas e os roubos? Como ficam as vítimas que são assaltadas e têm seus bens levados? Precisamos de mais investigação e presença da polícia nas ruas”, afirmou um morador do bairro Jardim Santa Rosa que não quis ter o nome divulgado.
A ausência de respostas concretas para as vítimas de roubos causa um sentimento de frustração na população, que teme que a criminalidade continue crescendo. “Parece que só investigam crimes mais graves, mas os roubos também impactam nossas vidas. Precisamos de mais segurança”, disse uma moradora da Vila Azenha. Moradores esperam que medidas de investigação sejam ampliadas e que haja uma resposta mais rápida e efetiva às ocorrências de roubo. Eles sugerem a ampliação do policiamento ostensivo e o fortalecimento das investigações para prender os responsáveis pelos crimes, evitando que os casos fiquem sem solução.

NOTA
A SSP enviou uma nota e reafirmou seu compromisso no combate à criminalidade em Nova Odessa. “As estatísticas criminais são permanentemente analisadas para orientar o policiamento nas ruas e investigações em todo o estado. Assim, são elaboradas ações para combater e até evitar crimes. Para reduzir os roubos, a PM tem intensificado o policiamento nas áreas com maior incidência criminal e a Polícia Civil as ações para combatê-los e, sobretudo identificar e prender criminosos, desarticular quadrilhas e coibir receptadores, assim como nos casos de furtos, que em janeiro deste ano, apresentaram queda de 17 ocorrências no município. Além disso, 15 infratores foram presos ou apreendidos e 4 armas de fogo foram retiradas das ruas”, comentou a SSP.