in

Número de médicos diminui 6% no Hospital Municipal em 2023, aponta relatório do TCE

Enquanto a população local cresceu, total de médicos que atuam no Hospital Municipal de Nova Odessa caiu no ano passado, de acordo com dados publicados pelo Tribunal de Contas do Estado

indice-de-curados-em-nova-odessa-e-o-menor-da-microrregiao-e-fica-abaixo-da-media-estadual-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

Dados recentes do TCE (Tribunal de Contas do Estado) revelam que em 2023 o município registrou uma redução no número de médicos que prestam assistência à população no Hospital Municipal, ao mesmo tempo em que enfrentou um aumento expressivo no volume de atendimentos, consultas e exames realizados.
Conforme o TCE, em 2022, Nova Odessa contava com 118 médicos para atender a população no HM, resultando em um total de 666.152 atendimentos ambulatoriais. No entanto, em 2023, esse número caiu para 111 médicos, uma redução de 6%. Apesar da diminuição no quadro de profissionais, a produção ambulatorial aumentou, alcançando 1.004.267 atendimentos, um crescimento de mais de 50% em relação ao ano anterior.
A redução no número de médicos e o aumento na demanda podem resultar em uma sobrecarga para os profissionais de saúde, que tiveram que lidar com uma média superior a 9.000 atendimentos por médico ao longo do ano.
O aumento da produção ambulatorial com menos profissionais levanta preocupações sobre a qualidade do atendimento prestado à população, além da saúde e o bem-estar dos próprios profissionais.
De acordo com órgãos de classe, a sobrecarga de trabalho pode levar a um aumento nos casos de burnout entre os profissionais, por exemplo, e comprometer a eficiência do sistema de saúde. Além disso, o elevado número de atendimentos pode impactar diretamente a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes, dificultando diagnósticos precisos e tratamentos adequados.
Em abril, o JNO noticiou uma redução de 35% no número de médicos no Hospital Municipal, com base no primeiro semestre de 2021 comparado ao mesmo período de 2023.
De acordo com o TCE, de janeiro a junho de 2021, o Hospital Municipal de Nova Odessa totalizava 173 médicos ativos. Dois anos depois, no entanto, o número diminuiu. Os dados do TCE-SP apontam que entre janeiro e junho de 2023, a principal unidade de saúde de Nova Odessa contabilizou 112 médicos.
Paralelamente a redução de médicos para atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde, a população tem aumentado ano após ano. Nova Odessa registrou um crescimento populacional de 2,2 mil novos moradores e atingiu a marca de 64.228 habitantes em 2024, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estimativa é a primeira realizada pelo instituto desde o Censo de 2022 e revela um aumento de 3,6% na população local.
De acordo com os dados do Censo 2022, Nova Odessa tinha uma população de 62.019 habitantes. Com o acréscimo de 2.209 moradores, o município continua a se expandir, acompanhando a tendência de crescimento populacional observada nas cidades da região.
Questionada, a Prefeitura de Nova Odessa não comentou os dados do TCE.