in

Novas conselheiras tutelares tomam posse em Nova Odessa

Foram empossadas Patrícia Fortunato, Beth Barilon, Simone Faria, Thais Martins e Bete Welsh para mandato de quatro anos.

novas-conselheiras-tutelares-tomam-posse-em-nova-odessa-jno

Da Redação
redacao@jno.com.br

As cinco integrantes do Conselho Tutelar de Nova Odessa tomaram posse na manhã desta quarta-feira (10/01), em solenidade realizada no auditório do Paço Municipal. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, que representou o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho. Foram empossadas Patrícia Fortunato, Beth Barilon, Simone Faria, Thais Martins e Bete Welsh para mandato de quatro anos.
Em seu discurso, Mineirinho parabenizou as conselheiras e aproveitou para anunciar uma ótima notícia. “Cumprimento as conselheiras tutelares pela posse de seus respectivos cargos junto ao Conselho Tutelar de Nova Odessa, que tem a missão de zelar pelos direitos das nossas crianças e nossos adolescentes. Essa eleição foi toda representada pelas mulheres, que estão dominando, e isto é ótimo pro país e o mundo. Desejo boa sorte e podem contar com o apoio da Prefeitura, do prefeito Leitinho e do vice Mineirinho. E já comunico para o mês que vem o início da reforma do prédio do Conselho Tutelar”, disse.
Além dele, a mesa diretiva foi composta pela presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Sandra De Nadai, pelo presidente da Câmara Municipal, Wagner Morais, os vereadores Oseias Jorge, Cabo Natal e Márcia Rebeschini, e o secretário municipal de Educação, professor José Jorge.
O evento de posse contou também com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade. “Hoje é um dia importante e agradeço a presença de todos na posse das cinco conselheiras eleitas por voto que não é obrigatório, e a gente vê o quanto a população está despertando para esta importância. Em nível de Brasil, nós tivemos mais de 1,6 mi de votos de algo que não é obrigatório. Em nosso município foram quase cinco mil votos. O trabalho da conselheira não é fácil, não é simples, por isso é importante a participação de todos, porque o Conselho Tutelar não faz nada sozinho. Bom lembrar que teremos o apoio da Guarda Municipal nas ocorrências do período noturno”, discursou Sandra De Nadai. As novas conselheiras empossadas passarão por formação entre 29/01 a 02/02. Em Nova Odessa, apesar de ser um órgão autônomo vinculado ao CMDCA, os subsídios de R$ 3.043,08 mensais e toda a infraestrutura de trabalho das conselheiras tutelares são fornecidos pela Prefeitura.

A ELEIÇÃO
A eleição aconteceu no dia 1º de outubro, em sete locais de votação, montados em escolas municipais. Ao todo, 4.919 eleitores (cerca de 11% do total) participaram da eleição, que elegeu as cinco conselheiras tutelares de Nova Odessa para o período de 2024 a 2027.
Também foi a primeira vez que as urnas eletrônicas foram utilizadas para esta finalidade na cidade. Assim, a totalização dos votos (a “apuração”) – realizada no auditório do Paço Municipal e acompanhada por candidatos e dezenas de simpatizantes – foi bastante rápida, recebendo elogios de todos.
Para denúncias, os telefones do órgão são (19) 3466-5901 e 3476-5063, e o e-mail, o ctutelar@novaodessa.sp.gov.br.