in ,

Nova travessia na Avenida Ampélio Gazzetta, em Nova Odessa, é anunciada pela prefeitura em parceria com o Estado

A promessa é pôr “fim nos alagamento e erosão eliminando os constantes alagamento da avenida.”

Trecho com erosão na avenida Ampélio Gazzetta x Córrego Capuava em Nova Odessa / Foto: Defesa Civil, Prefeitura Municipal.

A prefeitura de Nova Odessa anunciou nesta quarta-feira, 18, a obra da construção de uma nova travessia do Córrego Capuava sob a Avenida Ampélio Gazzetta, na altura do bairro Green Village. De acordo com a publicação, serão construídas duas novas linhas de 35 metros de extensão cada, de uma margem a outra do aterro que sustenta a avenida, utilizando aduelas de concreto de 3,50 por 3,50 metros de vão livre – totalizando 24,5 metros quadrados de vão livre para o escoamento das águas do córrego.

A obra da nova travessia foi viabilizada junto ao Governo do Estado de São Paulo, através da Casa Militar e Defesa Civil Estadual, orçada em R$ 1,95 milhão e promete resolver definitivamente os problemas de alagamento no trecho. Também é esperado a diminuição dos riscos trazidos pelo antigo processo erosivo do talude inferior da avenida, ocasionado pela insuficiência da rede de galerias no local.

O convênio para a realização da obra será assinado pelo prefeito novaodessense no próximo dia 25, no Palácio dos Bandeirantes, junto ao governador Tarcísio de Freitas ao chefe da Casa Militar e coordenador de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira.

“É uma grande obra para Nova Odessa, uma intervenção muito importante que viabilizamos junto ao governador Tarcísio de Freitas tanto na área de drenagem, eliminando os constantes alagamento da avenida, quanto a erosão logo abaixo, que poderia colocar em risco a própria via pública”, afirma o prefeito Leitinho.

Segundo a Secretaria de Obras, desde 2023, há registros constantes da ocorrência de alagamentos no local, o que agravou a situação, necessitando assim, atuação emergencial.

Desde então, a Secretaria de Obras e a Defesa Civil Municipal vinham avançando nesta parceria com a Defesa Civil do Estado para a obra definitiva, de reconstrução do talude e canalização do córrego. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa, a Cetesb autorizou a obra.