in

Nova Odessa tem a menor taxa de aprovação entre alunos do 6º ao 9º ano desde 2017

Cidade registrou o pior índice de aprovação dos últimos seis anos entre estudantes de anos finais do Ensino Fundamental nas escolas públicas, segundo dados informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

nova-odessa-registra-pior-nota-do-ideb-desde-2015-e-sofre-baixa-na-qualidade-do-ensino-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

Nova Odessa vive um momento de alerta na educação. Isso porque, em 2023, a cidade registrou a menor taxa de aprovação dos últimos seis anos entre alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), de acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
A taxa de aprovação dos estudantes das escolas públicas de Nova Odessa do 6º ao 9º ano foi de 98,5% em 2023, havendo uma queda em comparação com os anos anteriores. Em 2021, esse índice era de 99,6%, e em 2019, 99,4%. A última vez que a cidade registrou uma taxa próxima a de 2023 foi em 2017, com 98,0%.
Especialistas em educação têm apontado diversos fatores para diminuições como essa, tais como o impacto da pandemia de Covid-19, que afetou a aprendizagem, além de desafios estruturais e pedagógicos das escolas públicas.
Além dos efeitos da pandemia, a queda de 1,1 ponto percentual em dois anos traz questionamentos sobre o resultado das políticas públicas educacionais aplicadas recentemente no município.
A Prefeitura de Nova Odessa não se pronunciou sobre a queda da taxa de aprovação dos alunos da faixa de ensino avaliada.
Na semana passada, o Jornal de Nova Odessa mostrou que a qualidade do ensino na cidade está em baixa quando se trata dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados do Inep revelaram que o município, que já foi destaque na educação básica, viu sua nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) cair de 7,3 em 2019 para 6,7 em 2023 nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nova Odessa anotou em 2023 a pior nota do Ideb desde 2015 nessa faixa de ensino, quando o resultado foi 6,5. Essa sequência de quedas sinaliza uma piora na qualidade do ensino inicial oferecido nas escolas públicas de Nova Odessa.
O Ideb é um dos principais indicadores de qualidade da educação no Brasil, combinando dados de desempenho dos estudantes em provas de avaliação com taxas de aprovação.
A queda constante no Ideb pode estar relacionada a uma série de fatores, como a má gestão de recursos educacionais, falta de investimentos em infraestrutura e capacitação de professores, além de possíveis falhas na implementação de políticas públicas voltadas para o ensino.
Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), seis cidades tiveram nota melhor que Nova Odessa no Ideb de 2023.