nova-odessa-reune-voluntarios-em-mutirao-contra-a-dengue-neste-sabado-jno
in

Nova Odessa reúne voluntários em mutirão contra a dengue neste sábado

Na manhã deste sábado (23) de “Dia D” contra o mosquito da dengue na RMC (Região Metropolitana de Campinas), a Prefeitura de Nova Odessa, voluntários e instituições parceiros promovem uma série de ações, em várias regiões da cidade. A partir das 8h, no Jardim Alvorada, acontece o 2º “Mutirão Contra a Dengue” com voluntários, que vão atuar de casa em casa em apoio à equipe do Setor de Zoonoses.
A primeira ação de conscientização e remoção de criadouros do Aedes aegypti, no último sábado (16), visitou cerca de 600 imóveis do Jardim Santa Rita 1 e foi muito bem recebida pelos moradores. No Alvorada, devem ser visitados mais 470 imóveis. No mesmo horário, a partir das 8h, cerca de 80 adolescentes atendidos pelo SOS/Seano (Serviço de Orientação e Solidariedade/Serviço Educacional do Adolescente de Nova Odessa) entram na “guerra” contra a dengue e promovem a panfletagem casa a casa do próprio bairro onde se encontra a entidade, o Jardim Flórida.
Também de manhã, das 8h às 12h, oito creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental 1 da Rede Municipal de Educação promovem ações de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti para suas comunidades escolares, com apresentações de projetos dos alunos aos pais.
As mostras deste sábado vão acontecer nas EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) Professora Alvina Maria Adamson (do Jardim São Jorge), Professora Salime Abdo (Jardim Alvorada), Professora Theresinha Antônia Malaguetta Merenda (Jardim Bela Vista), Dante Gazzetta (Centro), Professora Augustina Adamson Paiva (Jardim São Francisco), Professora Alzira Ferreira Delegá (Green Village), Professora Almerinda Delegá Delben (Parque Klavin) e Prefeito Simão Welsh (do Jardim Santa Rita 2).

AÇÕES DIÁRIAS
A cidade superou os 700 casos positivos da doença neste ano, e segue com ações diárias contra o mosquito Aedes aegypti. Na quinta-feira (21), a equipe promoveu a visitação casa a casa com busca de pacientes sintomáticos e eliminação de criadouros (conhecido como “BCC”) no Recanto Guarapari. Foram visitadas 63 chácaras (8 estavam fechadas), e foi removido um caminhão de materiais do bairro.
A Vigilância Epidemiológica e o Setor de Zoonoses também promoveram, na quinta, mais uma nebulização contra os mosquitos adultos, em 7 pontos da cidade que registram dois ou mais casos positivos de dengue. O “fumacê” abrangeu mais 52 quadras, com 1.611 imóveis

PAM
Por fim, a Secretaria de Saúde informou que, a partir de segunda-feira (25), o PAM (Pronto Atendimento Municipal) 12h do Jardim Alvorada passa a atender exclusivamente pacientes maior de 13 anos com sintomas da dengue, funcionando como como um “Centro de Acolhimento de Dengue” temporário para moradores de toda a cidade.
O PAM fica ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) 5, na Rua das Imbuias, nº 355, e atende diariamente, de segunda-feira a domingo, das 7h às 22h – mas com a “entrada” de novos pacientes aceita até as 21h.