A Rede Municipal de Saúde mantida pela Prefeitura de Nova Odessa começou nesta segunda-feira (27/02) a aplicar a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19, como reforço, em idosos de 70 anos ou mais, internos e trabalhadores em ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) e pessoas com imunossupressão comprovada com 12 anos ou mais. De acordo com o Ministério da Saúde (via Agência Brasil), a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.
Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos chamados grupos de risco. As 2.370 doses do imunizante disponibilizadas ao Município pelo Ministério da Saúde já foram entregues nas setes UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade) pela Vigilância Epidemiológica Municipal.
A equipe fez uma observação importante: as pessoas desses grupos prioritários para a vacina bivalente precisam estar em dia com seus esquemas básicos de imunização (com a vacina monovalente disponível até então). Além disso, esse novo reforço com a versão bivalente deve ser aplicado com intervalo de 4 meses da última dose anterior.
A fase seguinte, a partir do próximo dia 06 de março, vai estender a vacinação com a Pfizer bivalente para os idosos com 60 a 69 anos. Já a partir do dia 20/03, serão incluídas no reforço as gestantes e puérperas, e a partir de 17/04, os trabalhadores da Saúde.
OUTROS GRUPOS
Os demais grupos seguem sendo vacinados, caso necessário, com as demais vacinas disponíveis, até completar o esquema vacinal previsto para cada público. Essas vacinas são classificadas pelo Ministério como “altamente eficazes contra a doença, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e óbitos pela doença”.
São aplicadas, nas sete UBSs da cidade, a 1ª e 2ª doses em crianças a partir dos 3 anos (com ou sem comorbidades); 1ª, 2ª e 3ª doses em adolescentes em geral a partir dos 12 anos; 1ª, 2ª e 3ª doses em adultos em geral de 18 a 29 anos; e 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para moradores com 30 anos ou mais, incluindo idosos.
No caso dos bebês, seguem sendo imunizadas as crianças de até 11 anos com as vacinas Pfizer pediátrica (de 5 a 11 anos), Pfizer baby (de 6 meses a 4 anos) e Coronavac (a partir dos 3 anos). A imunização ocorre diariamente, das 7h às 15h30.
Já o esquema completo para crianças de 6 meses a 4 anos é com três doses, com intervalo de 4 semanas entre a 1ª e a 2ª doses e de 8 semanas para a 3ª dose. Já as crianças de 5 a 11 anos recebem o primeiro reforço (a terceira dose, ou “D3”), quatro meses após a “D2”.
A aplicação das vacinas contra a Covid-19 completou dois anos em Nova Odessa no último dia 21 de janeiro, tão logo a Secretaria Municipal de Saúde recebeu as primeiras doses do primeiro imunizante disponível (a CoronaVac do Instituto Butantan), e foi exemplo de organização e agilidade para outras cidades do país. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, a enfermeira Paula Mestriner, coordena também o Programa Municipal de Imunização Contra a Covid-19 desde o início.