A Prefeitura de Nova Odessa entregou oficialmente na última quinta-feira (3) a nova rede de água do município, em cerimônia que reuniu o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, e autoridades locais. Apesar de celebrada pela administração atual como um grande feito, a obra faz parte de um projeto iniciado ainda em 2010, quando foram autorizados os primeiros processos para troca das tubulações na região central da cidade.
Agora, mais de uma década depois, a gestão atual apenas deu continuidade ao que já estava planejado, finalizando a substituição de 6,1 km de rede nos setores industriais Recanto e Eneides. Os serviços, conduzidos pela Coden Ambiental (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), receberam investimento de R$ 3 milhões para desativar a antiga rede de PVC e instalar tubulações de Pead (Polietileno de Alta Densidade), além de renovar 172 ligações de água.
Durante os oito meses de execução, houve interrupções programadas no abastecimento para instalação de sistemas by-pass (mangueiras provisórias) e testes de pressão. Embora o novo material prometa maior resistência, redução de vazamentos em até 80% e vida útil superior a 50 anos, todos esses benefícios já estavam previstos desde o planejamento original, que data da gestão de 2010.
A obra, que também contemplou um trecho no Jardim São Manoel entregue em abril, evidencia que a atual administração continua “pegando o bonde andando” em projetos herdados de gestões anteriores, sem apresentar iniciativas próprias de grande porte para o abastecimento de água. Com o projeto, a rede em Pead passa de 76,4 km para 83,4 km, em um total de 295 km de infraestrutura de distribuição no município.