Nova Odessa ganhou “apenas” 219 novos moradores em um ano. O crescimento entre a projeção feita pelo IBGE em 2021 e a prévia do Censo 2022, divulgado no último dia 25 de dezembro, foi de 0,35%, com a população passando de 61.716 para 61.935 entre um ano e outro, de acordo com o órgão. Já em relação ao último censo realizado pelo IBGE, que foi em 2010, quando a cidade tinha 51.242 habitantes, o aumento populacional foi de 20,86%. O Brasil, ainda de acordo com a prévia do censo, chegou a 207.750.291 habitantes em 2022.
A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entregou um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada. Em Nova Odessa, 70,5% dos domicílios já foram visitados pelos recenseadores e em 29,5% deles o trabalho está em andamento. “Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis”, afirma o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.
MODELO ESTATÍSTICO
O Instituto estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. Após análises, a equipe do IBGE concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios. “A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país”, explica o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte. As informações divulgadas foram entregues ao TCU para fins de cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes. A tabela com a prévia da população para cada município também foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.).